Olhão assinalou, a 16 de junho, o seu Dia da Cidade e o programa comemorativo começou, pelas 9h30, com a cerimónia do hastear das bandeiras nos Paços do Concelho. Logo depois, em frente à Igreja Matriz, foram homenageados os Heróis da Restauração de 1808, após o que a comitiva seguiu para a inauguração, na Avenida da República, da exposição «Olhão com história». Às 10h30 foi inaugurado o Memorial aos Combatentes da Primeira Grande Guerra, no Jardim João Serra, em frente ao Tribunal de Olhão. “É nossa obrigação guardar memória de quem já não está entre nós, e daqueles que ainda estão connosco, daqueles homens a quem o poder político um dia lhes disse ‘toma uma arma e vai combater’. É por isso que, nos últimos quatro anos, o Município de Olhão traçou um plano, em conjunto com a Liga dos Combatentes, para, a pouco e pouco, ir colocando na cidade alguns monumentos para reconhecer esses homens que, no passado serviram a Pátria”, afirmou António Miguel Pina.
Exemplo disso foi a inauguração, no passado recente, de um monumento memorial aos combatentes nas Províncias Ultramarinas e do Ossário no Cemitério de Quelfes, mais dois ícones que revelam a proximidade existente entre o poder político e os representantes dos combatentes nestes diferentes palcos de guerra. E, em dia de festa, o presidente da Câmara Municipal de Olhão aproveitou para dar a notícia de que a autarquia vai adquirir um espaço para acolher a nova sede do Núcleo de Olhão da Liga dos Combatentes. “Vivemos numa sociedade muito volátil, do instantâneo, do clicar constantemente no Facebook, em que a notícia de hoje amanhã já foi esquecida. Mas é importante que as atuais e as futuras gerações tenham memória daqueles que combateram pela Pátria e das instituições fundamentais do nosso país, sendo os Militares um dos garantes da nossa democracia”, concluiu António Miguel Pina, agradecendo a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, nas comemorações.
As comemorações do Dia da Cidade prosseguiram com a inauguração das obras de requalificação do Parque Desportivo e de Lazer dos Pinheiros de Marim. O rumo seguinte foi o Real Marina Hotel & Spa onde foi apresentado o Projeto de Desenvolvimento do Porto de Abrigo de Olhão e se procedeu à assinatura do respetivo contrato de concessão. Terminado este ato, houve lugar à Sessão Solene comemorativa do Dia da Cidade, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, mais tarde, à inauguração do parque infantil da Quinta João de Ourém.