A Câmara Municipal de Lagoa estabeleceu, em abril, uma parceria com «O Companheiro, IPSS» para a constituição de um gabinete de atendimento. Designado como Gabinete Sul, está sediado na Unidade de Ação Social e Saúde, no edifício da autarquia, e destina-se a alargar os serviços a sul do território, a fim de promover um conjunto de respostas adequadas para reclusos/as, ex-reclusos/as e familiares em toda a região algarvia.
«O Companheiro, IPSS» tem tido como principal atividade a inserção pessoal, social, laboral e cultural de pessoas que se encontrem em situação de exclusão social, tentando contribuir para a sua inclusão e integração social. Procura direta e indiretamente incentivar as pessoas em situação de exclusão social, reclusos/as, ex-reclusos/as e familiares, a dar novos passos de integração psicossocial. Tenta também garantir a implementação de iniciativas de desenvolvimento social local, com vista a uma maior eficácia e racionalização de meios na erradicação da exclusão social.
O gabinete promove igualmente um planeamento integrado e sistemático que potencie as competências e os recursos locais; desenvolve parcerias efetivas e dinâmicas que articulem a intervenção social dos diversos agentes locais; e garante uma maior eficácia do conjunto de respostas sociais existentes, a fim de traduzir uma melhoria das condições de vida para a população em causa, tendo como missão «Para que não haja homem excluído pelo homem».