A praia dos Pescadores, uma das zonas mais emblemáticas de Albufeira, acolheu, no dia 12 de junho, a Cerimónia do Hastear das primeiras Bandeiras (Bandeira Azul da Europa e Praia Acessível) da presente época balnear, num momento carregado de simbolismo que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereadora do Ambiente, elementos do Executivo, presidente da Assembleia Municipal, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, presidente da Região de Turismo do Algarve e representantes da Autoridade Marítima, Bombeiros Voluntários de Albufeira, GNR, APA/ARH, Centro de Saúde de Albufeira, ACES Central e ANSA. Durante toda a manhã, as autoridades percorreram todas as zonas balneares galardoadas com vista a hastear as 25 Bandeiras Azuis da Europa (BAE) e as 15 bandeiras Praia Acessível, que irão permanecer à entrada do areal, até ao final da época balnear, atestando a qualidade ambiental das nossas praias e a preocupação do Município em promover condições de acessibilidade a residentes e turistas.
Albufeira continua a liderar a nível nacional com o maior número de BAE, sendo de destacar que este ano, pela segunda vez consecutiva conseguiu conquistar 25 bandeiras, o que corresponde à totalidade das praias do concelho, a que acresce a bandeira azul atribuída à Marina de Albufeira. A esta distinção há que juntar as 23 praias com Qualidade de Ouro (mais uma do que no ano passado), um selo atribuído no início de cada época balnear pela Quercus às zonas balneares do País, cujas águas apresentem os melhores resultados em termos de qualidade. O presidente da Câmara Municipal agradeceu aos funcionários da Autarquia, aos concessionários e a todas as entidades com responsabilidades no âmbito da gestão da orla marítima, “que ao longo de todo o ano trabalham em estreita colaboração, com enorme dedicação e empenho, para que Albufeira continue a alcançar estes patamares de excelência, sagrando-se ano após ano líder a nível nacional da qualidade ambiental”.
Carlos Silva e Sousa frisou também a grande preocupação do Município em criar condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, qualificando Albufeira como um «destino inclusivo» em que todos podem usufruir das excelentes condições das nossas praias. Este ano são 15 (mais uma do que no ano passado) as praias que ostentam o galardão «Praia Acessível» e que irão estar equipadas com cadeiras/andarilhos e tiralôs, de forma a facilitar o acesso à água a pessoas com este tipo de problemas. A Autarquia investiu ainda cerca de 50 mil euros para dotar a totalidade das praias com este tipo de equipamento, que promove a igualdade de todos no acesso e usufruto da praia.