Depois da estreia em 2016 na cidade de Schwabisch Gmund, na Alemanha, a EFVL – European Footvolley League decidiu atribuir a organização da segunda edição da prova europeia a Albufeira, um dos locais mais tradicionais ao nível da prática da modalidade. Assim, de 22 a 25 de junho, a Praia dos Pescadores vai receber as seleções nacionais da Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suíça, onde se incluem os campeões europeus em título, Dume Susini/Anghjulu Plasenzotti (França) e vice-campeões europeus, Nelson Pereira/Miguel Pinheiro (Portugal).
Para o dia 22 de Junho está agendada uma prova de qualificação com seis equipas em representação de seis países, nomeadamente Alemanha, Áustria, Espanha, França, Holanda e Portugal, que lutam por um lugar no quadro principal, num total de 11 jogos decisivos. O dia 23 de junho será preenchido com a Fase de Grupos, que decorre entre as 10h e as 19h, num total de 24 jogos. No sábado, 24 de junho, o dia começa com os Oitavos de Final, a partir das 9h, com as 16 equipas a medirem forças para o apuramento para os Quartos-de-Final. A partir das 15h já só com oito equipas/seleções em prova discutem-se quatro vagas para as Meias-Finais. No derradeiro e decisivo dia da prova, 25 de junho, a partir das 14h, terão lugar as Meias-Finais, seguindo-se o jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares e o momento mais aguardado com a grande Final de 2017, às 17h, e a entrega do título de campeão europeu.


Durante o evento, destaque ainda para a participação de seis equipas femininas que irão competir num torneio de exibição, em representação de Alemanha (duas), Holanda (duas), Itália e Portugal, assim como um Torneio VIP onde irão constar alguns nomes bem conhecidos do desporto nacional. O Campeonato conta com transmissão em LiveStreaming para todo o mundo nos dias 24 e 25 junho, ficando a transmissão em direto das Meias-Finais e Final a cargo do canal desportivo nacional A Bola TV.
Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei e da European Footvolley League, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. Recorde-se que Albufeira tem sido palco de diversos campeonatos nacionais da modalidade, com a Praia dos Pescadores como pano de fundo. “Albufeira é, desde há muito, considerada não só a Capital do Turismo, mas também um dos principais centros de prática da modalidade no país”, destaca o presidente Carlos Silva e Sousa, acrescentando que “o futevólei tem sido um desporto muito acarinhado pelo concelho, pelo que estamos bastante orgulhoso em receber este acontecimento que reúne os mais espetaculares atletas da modalidade, estrelas do mundo desportivo e uma cobertura mediática Internacional”.