No dia 4 de junho, pelas 17h, o Cine-Teatro Louletano recebe o grupo chileno Fundación Teatro a Mil, que irá levar a este palco a peça «Pájaro». Trata-se da terceira obra escrita por Trinidad González, depois de «La reunión» (estreada em 2012 no ciclo «Teatro Hoy») e de «Elías», agora em absoluta estreia no Algarve. 
É o dia mais frio do ano. Muito tarde, pela noite dentro, um grupo de amigos, todos eles ligados ao mundo humanista e artístico, conversam e tomam vinho num ambiente jocoso e snob. A dona da casa decide sair para deitar o lixo fora. Quando volta, traz consigo um desconhecido que encontrou dormindo na sarjeta. O recém-chegado afirma não ser um homem, mas sim um pássaro. O grupo de convivas acolhe-o com amabilidade mas, em pouco tempo, começa a sentir-se incomodado e agredido pela inquietante e intimidante presença daquela figura. A atmosfera psicológica precipita-se e torna-se cada vez mais violenta, de maneira dissimulada mas intensa, e decisiva.    
A peça será integralmente falada em espanhol, tem a duração de 90 minutos e um custo associado por pessoa de 12 euros, passando para 10 euros no caso de maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este espetáculo.