São Brás de Alportel assinou, no dia 18 de maio, o Protocolo de Colaboração Institucional para a Promoção da Mobilidade Elétrica e do Turismo Sustentável na região do Algarve, no âmbito de uma parceria da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Turismo de Portugal e a Mobi. Como resultado, vão ser instalados dois novos postos de carregamento elétrico, que alargarão as opções existentes no concelho para quem é detentor de veículos elétricos, funcionando como fator de atratividade empresarial e turística.
Atenta às reais necessidades do meio ambiente, a autarquia são-brasense tem implementado um importante conjunto de medidas no setor da mobilidade urbana sustentável: a construção da Rede de Passeios Acessíveis com mais de cinco quilómetros de extensão, que será ampliada até ao final do ano com a intervenção nas ruas Machado dos Santos e Matos Proença; a aquisição de uma frota 100 por cento ecológica, constituída por oito bicicletas que foram colocadas à disposição de diversos serviços municipais; e, mais recentemente, a aquisição de um veículo elétrico para dar apoio aos serviços de ambiente. Para breve está prevista aquisição de mais um conjunto de veículos elétricos, ao abrigo de um projeto apoiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio.
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem promovido uma política verde, com a adoção de comportamentos e a aquisição de produtos mais amigos do ambiente, na procura de tornar o concelho ainda mais verde e limpo, preservando o título «São Brás de Alportel, Terra de Bons Ares».