De 2 de junho a 9 de julho, Faro e Olhão acolhem a Rota do Petisco 2017, que já aguçou o paladar a tantos amantes da boa comida no Barlavento. Depois de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo (onde se prolonga até 11 de Junho), a Rota segue para Este com 34 boas razões para percorrer as ruas de Faro e Olhão com o apetite bem desperto e a diversão no horizonte. É este o número de restaurantes e pastelarias que aderiram à primeira edição da Rota Terras da Ria e que já estão a preparar tudo para receber os petiscadores mais exigentes.
O conceito é simples: petisque aqui e acolá por um preço módico. Os estabelecimentos aderentes oferecem uma ementa especial ao preço de três euros, o «Petisco» (petisco + bebida), e de dois euros, o «Doce Regional» (sobremesa + bebida), a quem apresentar o Passaporte da Rota do Petisco para ser carimbado. O Passaporte tem o preço de um euro e pode ser adquirido nos estabelecimentos aderentes ou num dos Postos de Informação da Rota do Petisco: Postos de Turismo de Faro e de Olhão, Centro Náutico da Ilha de Faro e Museu Municipal de Olhão.
O valor pago na aquisição do Passaporte reverte integralmente para o apoio dos 12 projetos sociais apoiados pela Rota Solidária. Com o Passaporte da Rota do Petisco dá, mas também recebe. Ao angariar pelo menos 12 carimbos recebe automaticamente um brinde e fica habilitado a um dos Prémios da Rota do Petisco. A Rota do Petisco é uma iniciativa da Associação Teia D'Impulsos e com o patrocínio oficial da Sagres. A edição Terras da Ria conta igualmente com o apoio das Câmaras Municipais de Faro e de Olhão.