No dia 17 de junho realiza-se mais uma edição do Carvoeiro Noite Black & White, na praia e ruas do centro do Carvoeiro, das 20h30 às 3h, com entrada livre e dress code Preto & Branco. Este projeto de animação e atração turística surgiu em 2014, tendo como objetivo reforçar a ocupação hoteleira do concelho numa época ainda não considerada alta no turismo do Algarve, e aumentar a notoriedade turística do Carvoeiro a nível nacional e internacional. Em apenas três edições, a iniciativa do Município de Lagoa tornou-se um megaevento de referência, tendo já uma importância determinante na economia local do concelho de Lagoa.
Em 2016, estima-se que tenham passado pelo evento cerca de 25 mil pessoas e a perspetiva para este ano é de um número que pode chegar aos 30 mil visitantes, nacionais e estrangeiros. Para colmatar a escassez de estacionamento, a Câmara Municipal de Lagoa decidiu reforçar consideravelmente a linha regular de autocarros gratuitos que farão a conexão entre o Carvoeiro e os vários estacionamentos previstos: Fatacil, Intermarché, Apolónia, Aldi e o Gramital (terreno que está localizado em frente ao Aldi). O horário também será ampliado em relação ao ano anterior. Assim sendo, haverá autocarros ida e volta a partir das 18h ininterruptamente até às 4h.
Outra das novidades é o alargamento da área de animação à rua dos Pescadores, Anfiteatro junto da Igreja e extensão da Estrada do Farol. A nível de animação, destaca-se o prolongamento da mega pista de dança do areal até ao largo da praia, com som e ecrãs led em simultâneo nas duas áreas. O branco e o preto são obrigatórios e transversais às várias manifestações, que vão desde a dança à animação de rua, com particular destaque para a música de diferentes géneros e procedências.
O Largo da Praia e as ruas do centro do Carvoeiro, redesenhadas numa ambiência muito particular, terão nove cenários diferentes, que irão acolher mais de uma dezena de espetáculos de música e dança, ao longo da noite. O Carvoeiro Noite Black & White começará às 20h30 com a música de Malcolm Macmillan, que trará as sonoridades das Terras Altas da Escócia às ruas do Carvoeiro.
O Quarteto Sul`Arte e a fadista Inês Graça farão a transição do dia para a noite com música clássica e fado, respetivamente. Entre as 21h e as 23h30, o trio Zé Manel Martins irá pôr o público a dançar ao som dos temas mais conhecidos da sua discografia, tais como «Semba da Saudade», «Kalumba» ou «Sambila».
A partir das 22h ininterruptamente até às 2h, a música e os vídeos dos anos 70, 80 e 90 serão protagonistas no Cenário da Estrada do Farol com os Djs Beecuts e Alex Ramos. Às 21h20, no Cenário da Rua do Barranco, o projeto Night & Day Jazz Trio apresentará ao público o novo jazz contemporâneo, interpretado por músicos emergentes que, embora não enquadrados em qualquer tendência estilística, acrescentam ao jazz vitalidade, dinâmica, energia rítmica e multidirecionalidade. Às 21h50, subirá ao palco da Estrada do Farol o grupo Let`s Go Out Band, que irá brindar o público com um repertório de músicas emblemáticas, desde os anos 50 à atualidade.
O Anfiteatro do Carvoeiro, junto à ermida, vai acolher um espetáculo de capoeira e a banda brasileira Roda de Samba. O palco do Largo da Praia recebe, às 22h50, a Daddy Jack Band, que irá transportar o público aos anos 70 e 80 com hits icónicos dançáveis de diversos géneros: motown, blues, disco, funk, soul e pop. Das 00h às 3h, o areal da praia do Carvoeiro irá transformar-se numa mega pista de dança, com os mais relevantes temas de dance music selecionados pelos Djs Sunlize e Pete Sleev.