O Museu do Trajo de São Brás de Alportel, único a sul do Tejo, é uma referência da etnografia na região e no país, constituindo-se como um dos mais importantes polos de atração turística do município e um eixo central de desenvolvimento cultural da comunidade. Dado o seu relevante trabalho na valorização do património, na dinamização cultural e na integração da comunidade, o espaço, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, tem vindo a merecer um amplo apoio por parte do Município de São Brás de Alportel.
Desta feita, a autarquia aprovou, no dia 2 de maio, a atribuição de um apoio à Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, no valor de 30 mil euros, para ajudar a entidade a custear as despesas com a obra de requalificação do espaço exterior do Museu do Trajo, para a criação de uma nova Eira. Esta constituirá um espaço polivalente a céu aberto, ideal para a realização de atividades temáticas, das mais diversas áreas, que virá em muito beneficiar o trabalho desenvolvido por este museu, cujo acervo é composto por mais de duas mil peças de vestuário de diferentes épocas da história do concelho e da região algarvia. Destaque igualmente a sua singular prática de museologia comunitária, e que tem sido objeto de estudo por parte de investigadores nacionais e internacionais.
A obra de construção da nova Eira já teve início e inclui trabalhos de remoção de pavimentos de calçada, instalação da rede de infraestruturas de drenagem de águas pluviais e rede de águas, para além de outras remodelações. Na intervenção vai ser utilizado tijolo em cerâmica tradicional, fabricado em São Brás de Alportel, que será aplicado no novo pavimento, numa homenagem ao barro e aos telheiros tradicionais, setor com uma forte história no concelho. O novo espaço terá também a garantia da acessibilidade, cumprindo os princípios do Plano São Brás de Alportel acessível para todos, alargando a mobilidade a todos os utilizadores do Museu.
Enquanto ex-libris cultural do concelho são-brasense, o Museu do Trajo vê, deste modo, ser concretizado um desejo partilhado pela comunidade que usufrui em pleno deste espaço de animação e lazer, valorizando a dinâmica cultural daquela infraestrutura. As obras deverão ficar concluídas no final de junho, possibilitando a utilização da nova eira durante a época do verão, tão propícia à organização de atividades de exterior.