O Município de São Brás de Alportel celebra o seu 103.º aniversário no dia 1 de junho, com um programa comemorativo que terá por momentos alto a inauguração da obra de requalificação do Largo de São Sebastião, que vem dar uma vida nova ao coração da vila. A assinatura do protocolo de geminação com o município francês de Roche La Molière, a inauguração da obra de construção da II fase do Parque da Vila e uma nova edição da Festa da Criança complementarão este programa comemorativo, que culminará com um concerto, na Praça da República, da conceituada banda portuguesa «The Gift», seguido de um espetáculo pirotécnico.
O programa comemorativo tem início pelas 10h, no requalificado Largo de São Sebastião, com a cerimónia protocolar de Hastear da Bandeira e a Sessão Solene Comemorativa, que integrará as Cerimónias de Inauguração da obra de requalificação e de assinatura do protocolo de geminação com o município francês. A Sessão Solene contará com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, que virá testemunhar a conclusão da primeira obra realizada no Algarve no âmbito do PARU, Plano de Ação de Regeneração Urbana, do novo Quadro Comunitário de Apoio.
Seguidamente será inaugurada a obra da segunda fase do projeto de ampliação do Parque da Vila, onde surgem 25 novos lugares de estacionamento, num importante apoio à mobilidade no centro da vila. Durante a tarde, as celebrações prosseguem com a Festa da Criança, data assinalada mundialmente também a 1 de junho. No Jardim Carrera Viegas as brincadeiras, insufláveis, pinturas faciais, balões, doces e guloseimas transformam este parque num autêntico «planeta de diversões», um mundo desenhado para os mais pequenos, com animação musical pelos grupos «Panda e os Carolas» e «Tic Tac».
Mais tarde, pelas 16h, terá lugar a Romagem ao Mausoléu do Fundador do Concelho, João Rosa Beatriz, e ao Jazigo da Família Passos, no Cemitério Municipal, numa homenagem a ilustres personalidades com um percurso muito importante na construção da história do concelho. As Comemorações do 103.º Aniversário continuam após anoitecer ao som da banda portuguesa «The Gift», que sobe ao palco da Praça da República, às 21h30, para apresentar 20 anos de êxitos em solo nacional, e algumas das baladas do seu mais recente álbum, «Altar». Num momento de grande emoção e muita cor, as celebrações encerram com um espetáculo pirotécnico que iluminará o céu são-brasense.