A Câmara Municipal de Lagoa volta a celebrar o Dia Mundial da Criança, com atividades lúdico-culturais destinadas às crianças, dos 3 aos 12 anos, proporcionando-lhes momentos de alegria para que se sintam felizes, saudáveis e seguras. Assim, no Centro de Congressos do Arade e área circundante haverá muita diversão para os alunos dos Agrupamentos de Escolas Rio Arade e ESPAMOL, Nobel International School Algarve e crianças das IPSS do concelho, das 9h às 15h30, e para o público em geral, das 17h30 às 23h.
O programa, com animação de rua, insufláveis para todas as idades, palhaços modeladores de balões, ateliers diversos – pinturas faciais, flores com garrafas, aviões com molas de roupa, maracas com garrafas de água, binóculos de rolos de papel higiénico, fantoches com meias usadas, moinhos de vento – terá também exposições e atividades de artes plásticas. Entre estas, destaque para a «Semana Verde (Green Week) – Planta a tua árvore!», com os trabalhos dos estudantes que participaram na atividade desenvolvida de 20 a 24 de março, com a plantação de árvores autóctones em recinto escolar, espaços públicos e no Sítio das Fontes, Parque Municipal e produção de atividades criativas alusivas ao tema. Já «A minha árvore de fruta» apresentará os trabalhos das turmas participantes na atividade nº. 2 do Plano anual do Projeto Green Cork Lagoa. Haverá lugar ainda à construção de um Farol com as dimensões de dois metros por 1,50 metros, no âmbito da temática adotada pelo Município de Lagoa para o ano de 2017 «Património, olhar o Passado, rumo ao Futuro».
Nos dias 1, às 10h30 e 14h30, e 2 de junho, às 10h30, tem lugar o espetáculo de teatro «Frozen - O Reino do Gelo», no Auditório do Centro de Congressos do Arade, direcionado para as crianças do ensino básico e educação pré-escolar da rede pública, privada e social. Será igualmente oferecido o livro «ReciclArte – Ideias para criares e reciclares todo o ano», de Ana Nobre, a todas as crianças do 1.º ciclo e às educadoras e docentes do pré-escolar e 1.º ciclo. Cinema ao livro junto ao Centro de Congressos do Arade é a proposta para dias 1 e 2 de junho, às 21h e, no dia 3, à mesma hora, é a vez do espetáculo musical de Sónia Araújo animar os mais novos e famílias.
No dia 4 de junho, às 16h, vai a cena o espetáculo «A Aventura de Fossegrim no Rio Arade», no Auditório do Centro de Congressos do Arade, integrado no Projeto Artes-Educação «Tales from the Sea | A Aventura de Fossegrim no Rio Arade», para as crianças que frequentam os Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas Rio Arade, no ano letivo de 2016-2017, e respetivos educadores e pessoal operacional.