A aldeia do Ameixial volta a ser a capital dos ciclomotores no dia 28 de maio, com a dinamização do 5.º Encontro de Ciclomotores do Ameixial. Com o objetivo de fomentar o convívio entre os entusiastas e amantes dos ciclomotores, o evento pretende ainda promover turisticamente esta freguesia serrana, bem como a emblemática Estrada Nacional N.º 2 (EN2) que atravessa a aldeia do Ameixial, a qual é local de paragem «quase obrigatória» para os motociclistas e automobilistas que desfrutam das fantásticas curvas da Serra do Caldeirão.
O dia começa com um pequeno-almoço serrano, onde não faltarão as fantásticas fatias douradas, seguindo-se um passeio pela freguesia, com paragens nos locais mais emblemáticos para registar algumas fotografias e confraternizar, bem como para degustação de produtos tradicionais da freguesia. O passeio finaliza com um almoço ao ar livre no renovado Parque de Lazer da Fonte da Seiceira ondem para além da animação e da boa gastronomia serrana, haverá a entrega de lembranças aos clubes.
A organização do evento está a cargo do Grupo Desportivo Ameixialense e conta com o apoio institucional da Junta de Freguesia do Ameixial e da Câmara Municipal de Loulé.