Com o objetivo de assegurar a qualidade dos serviços de assistência e segurança na praia fluvial do Pego Fundo, e assim limitar os riscos da ocorrência de acidentes, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, no dia 24 de maio, a celebração de um protocolo com o Grupo Desportivo de Alcoutim (GDA). O documento define que a instituição irá garantir a vigilância permanente, apoio, sensibilização e assistência aos banhistas e a sua escolha deve-se ao fato de possuir recursos humanos com formação que lhes permita assegurar a qualidade do serviço prestado.
Nos termos do acordo aprovado, a autarquia irá transferir para o GDA uma comparticipação financeira superior a 8 mil euros. A segurança e a vigilância da praia, nomeadamente no caso de pessoas com mobilidade reduzida e crianças, são fundamentais para uma oferta turística balnear de qualidade e dependem essencialmente de recursos humanos bem preparados para fazer face aos desafios que lhe são colocados. Recorde-se, no entanto, que a segurança depende em primeiro lugar de cada um dos banhistas que deverá observar a informação e sinalética existente na praia e seguir sempre as instruções dos nadadores salvadores.
A época balnear na praia fluvial do Pego Fundo, em Alcoutim, arrancou oficialmente no dia 13 de maio e irá decorrer até dia 24 de setembro. A praia foi distinguida mais uma vez com a Bandeira «Praia Acessível, Praia para Todos», galardão que é atribuído a zonas balneares, marítimas e fluviais, que cumpram os requisitos necessários em termos de acessibilidade e mobilidade condicionada. A bandeira será hasteada durante a primeira quinzena de junho.