O programa das comemorações do 43.º aniversário do 25 de abril, em Portimão, foi delineado sob o mote «Abril Cores Mil» e decorre de 19 a 25 de abril, sendo pautado por momentos de reflexão e debate, onde a história, o desporto, a música, o teatro e a literatura assumem um papel de relevo na evocação dos ideais da liberdade e da democracia. O programa conta com cerca de 35 iniciativas de diferentes índoles e com o envolvimento de várias entidades dirigido a vários públicos, onde todos têm a sua própria voz.
No dia 19 de abril, às 18h, terá lugar, no Auditório do Museu de Portimão a Conferência «A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: O Caso de Portimão», por Maria João Raminhos Duarte, onde serão levantadas questões de como se integrou o Algarve nos preparativos revolucionários em Portimão e como foram vividos esses momentos. No dia 20 de abril, às 21h30, a música estará em evidência na Casa Manuel Teixeira Gomes com o Recital por Afonso Dias em homenagem ao cidadão, poeta, compositor e cantor, arauto da liberdade «José Afonso – in memoriam».
No dia 21, é tempo de teatro com o espetáculo «Portugal Não é Um País Pequeno», de André Amálio, com uma sessão dedicada para as escolas às 14h30 e outra às 21h30 para o público em geral. Ainda no mesmo dia 21, às 18h, o Auditório do Museu de Portimão será palco da conferência «Bíblia, História e Filosofia», por Frederico Lourenço, em colaboração com o Grupo de Filosofia da Escola Manuel Teixeira Gomes. O dia termina com o ciclo de conferências «Histórias com História», às 21h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, com os convidados João Soares e Horácio Vale César.
Nos dias 22 e 23 de abril existem uma pluralidade de iniciativas que merecem grande destaque, nomeadamente, no dia 22, o Concurso de «Momentos de Leitura», às 9h30, protagonizado pelos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Secundário com a colaboração do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares. Neste mesmo dia, Portimão volta a acolher o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em Motonáutica, um dos mais emocionantes desportos de alta velocidade a nível mundial. A prova decorrerá entre os dias 22 e 23 de Abril, das 10h às 16h30, no estuário do rio Arade e promete emoções fortes para residentes e turistas.
Ainda no dia 22, das 14h30 às 22h30 e no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a história marca com a iniciativa «Um dia e uma Noite na Pré-História» junto do Centro Interpretativo e Monumentos Megalíticos de Alcalar, com entrada livre. No dia 24 de abril merece relevo a inauguração da exposição «Abril Cores Mil» e a entrega dos diplomas aos participantes do concurso que deu origem à imagem do 25 de Abril de 2017. Este momento terá lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, às 17h30.
Ainda neste dia, a música é o grande desafio para celebrar a Revolução em Portimão e pelas, 21h30, irá ter lugar no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o Concerto Comemorativo do 25 de Abril de 1974 «Liberdade», com o Gato Malvado Ensemble e Filipa Sousa, que canta com o Grupo Coral da Casa do Alentejo de Albufeira, organizado pelo Conservatório de Música de Portimão. No dia 25 de abril, na Praça 1.º de Maio e a partir das 9h, o município evocará o 25 de abril com uma cerimónia que integra o Hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Portimonense e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, a que se seguirá a Arruada e Largada de Pombos.
Pelas 10h tem início a XIII Corrida da Liberdade, que tradicionalmente junta centenas de participantes e tem partida marcada na Zona Ribeirinha de Portimão (junto ao coreto). Às 10h15 terá lugar a Sessão Solene, com as intervenções dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, do respetivo presidente e da presidente da Câmara Municipal de Portimão, intercaladas por Momentos de Poesia por alunos de Escolas do Ensino Secundário de Portimão e por Momentos de Música pelo Conservatório de Música de Portimão. Ainda no dia 25, pelas 15h, irá realizar-se a Cerimónia de descerramento da placa de identificação da Escola Básica 2, 3 José Sobral na Mexilhoeira Grande, organizado pela Junta de Freguesia da vila. Às 16h30, na Junta de Freguesia de Portimão, será lançado o Livro dos Autarcas da Freguesia de Portimão. O dia da revolução dos cravos termina, às 18h, no Grande Auditório do TEMPO com o Lançamento do livro «Palavras de Liberdade: Coletânea de Poetas de Portimão», constituído por 25 autores e quatro ilustradores.