Depois da Festa Pequena, que teve lugar no Domingo de Páscoa, a cidade de Loulé prepara-se para receber o momento alto da Festa da Mãe Soberana, a chamada Festa Grande, que decorrerá a 30 de abril. Milhares de visitantes, entre fiéis ou interessados nesta manifestação cultural e religiosa (a maior Sul de Fátima), são esperados neste dia em que a imagem da Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Loulé, regressa à sua Ermida.
Nos dias que antecedem este momento, de 27 a 29 de abril, a Igreja de S. Francisco recebe o Tríduo, que terá como tema «Maria, Mãe do Evangelho do Amor», com a participação do pregador D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda. No sábado, dia 29, haverá celebração da Eucaristia às 10h, 18h e 21h. A partir das 16h, no Largo de S. Francisco, terá lugar a primeira edição do Grande Prémio da Mãe Soberana, uma prova de marcha e corrida para todos os escalões, promovida pelo CDQ - Centro Desportivo de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
À mesma hora, na Igreja de S. Francisco, os jovens da Banda Filarmónica Artistas de Minerva apresentam um concerto. Já à noite, pelas 22h, o Clube Hípico de Loulé homenageia a Nossa Senhora da Piedade, no tradicional desfile a cavalo. Durante estes dias, e até 27 de maio, vai estar patente ao público, no Convento de Santo António, a Exposição Fotográfica «Mãe Soberana: A Força do Amor», com imagens dos fotógrafos Fernando Correia Mendes, Luís Henrique da Cruz e Vasco Célio. A curadoria é de João Romero Chagas Aleixo.
Para o domingo, 30 de abril, estão guardadas as grandes emoções desta Festa. A partir das 10h, é celebrada no Largo de S. Francisco uma Eucaristia. A imagem de Nossa Senhora da Piedade sai, depois, em procissão para o Largo do Monumento Eng.º Duarte Pacheco, acompanhada pela Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Aljustrelense. É aqui que, às 12h, será celebrada uma Eucaristia, seguida de um tempo de louvor e saudação à Padroeira.
Às 16h, D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, preside à missa campal junto ao Monumento Eng.º Duarte Pacheco, com consagração a Nossa Senhora da Piedade. Tem então início a Grande Procissão que percorrerá as principais ruas da cidade, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva. Às 18h, tem lugar o encerramento da Procissão Litúrgica no Largo de S. Francisco, seguindo-se a subida para o Santuário. Os oito Homens do Andor que carregam o andor sobem o íngreme cerro num ritmo acelerado, ao compasso da música da Banda Filarmónica Artistas de Minerva, e com a população a exibir-se em manifestações diversas mas verdadeiramente sentidas.