A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcoutim está a organizar, com o apoio da Câmara Municipal, diversas atividades durante abril, no sentido de assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Com esta iniciativa pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, promover o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva, responsável e afetuosa, bem como dar a conhecer às crianças e jovens os seus direitos. 
As atividades decorrem sobretudo em contexto escolar, junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Alcoutim, e incluem diversas ações de sensibilização, debates, leitura e exploração de histórias reais e fictícias de maus tratos. O destaque vai para a apresentação do livro «A Viagem de Peludim», em sessões dinamizadas pela coautora Vânia Beliz, no dia 21 de abril, às 9h30, na Escola Básica Integrada de Alcoutim, e às 13h30 e 15h, na Escola Básica Prof. Joaquim Moreira. Para além de um livro, «A Viagem de Peludim» é um projeto dirigido às crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende, de forma lúdica, esclarecer os mais novos sobre o seu corpo, as suas transformações, a conceção e o nascimento, abordando também as temáticas da igualdade de género, do respeito pela diferença e da prevenção da violência sexual.
De realçar também a apresentação da peça de teatro «O Silêncio de Sara», pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, no dia 26 de abril, no Espaço Guadiana, em Alcoutim. Trata-se de uma peça dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico (maiores de 12 anos), aberta à participação de toda a comunidade, em que a atriz Tânia da Silva interpreta o papel de uma jovem adolescente que sofreu abusos e violações até encontrar força para dizer «Não». Esta peça baseia-se num testemunho verídico e permitirá a reflexão sobre a violência e abusos sexuais e formas de prevenção dos maus tratos.