Em Olhão, a passagem dos 43 anos sobre a Revolução do 25 de abril de 1974 celebra-se com um conjunto vasto de atividades, a decorrerem ao longo do mês em todo o concelho. Entre 20 e 30 de abril, e numa organização conjunta do Município e da Associação 25 de Abril, vários locais da cidade de Olhão recebem a iniciativa «Poemas de Abril», que consiste na colocação de cravos gigantes e poemas junto dos edifícios municipais. No mesmo período, e também numa organização do Município e da Associação 25 de Abril, o Algarve Outlet acolhe a exposição «Cartazes de Abril», uma mostra dos cartazes que marcam os 43 anos sobre a Revolução dos Cravos. Também entre 20 e 30 de abril, o Museu Municipal – Edifício do Compromisso alberga a mostra «Abril em Serigrafia».
No dia 20 de abril, o público mais jovem está em destaque, com várias atividades a decorrerem na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes: às 10h30, militares de Abril estarão à conversa com os alunos que, às 15h30, terão oportunidade de assistir ao espetáculo «Era Uma Vez Um País», protagonizado por Ricardo Martins, Eduardo Patarata e João Pereira. Esta última iniciativa convida o público a evocar o Dia da Liberdade e a conquista da democracia em Portugal, e repete-se no dia 21, às 21h30, na Casa do Povo de Moncarapacho, e no dia 24, à mesma hora, no Auditório do IPMA, em Olhão.
No dia 21 acontece o ponto alto das comemorações, com o espetáculo, às 21h30, no Auditório Municipal, do músico olhanense Domingos Caetano, onde interpreta Zeca Afonso, voz indelevelmente associada ao derrube do Estado Novo. A programação do dia 24 fica marcada pelo espetáculo «Cantigas de Abril», uma organização da Junta de Freguesia de Pechão, que decorre no Clube Oriental de Pechão, a partir das 21h30.
No dia 25, o destaque vai para as comemorações oficiais, que têm início às 9h30, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira, que conta com a participação do Corpo de Bombeiros Municipais e da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro. O programa das comemorações dos 43 anos do 25 de Abril termina nos dias 29 e 30 de abril, com a iniciativa «Viv’Quelfes» que, numa organização da Junta de Freguesia, leva ao Jardim dos Combatentes de Ultramar dois dias repletos de iniciativas culturais, desportivas e lúdicas para toda a família.