Através de uma parceria entre a Academia dos Champs, Município de Loulé, Fundação António Aleixo, Junta de Freguesia de Quarteira e Clube de Ténis de Quarteira, formalizada no dia 22 de março com a assinatura de um protocolo, a modalidade do ténis vai ser implementada nos bairros da Abelheira e Amendoeira, em Quarteira. Pretende-se, deste modo, promover o apoio a crianças e jovens oriundas de agregados familiares desfavorecidos na integração social através do desporto, nomeadamente com aulas de ténis. A Academia proporcionará o acompanhamento temporário ou permanente de crianças em situação de vulnerabilidade social, às suas necessidades físicas, intelectuais e emocionais através do ensino desportivo.
Enquanto que a Academia dos Chamhps ficará responsável por todas as atividades relacionadas com o ensino desta modalidade, a Autarquia de Loulé apoiará as mesmas no âmbito das suas competências de promoção desportiva. A Fundação António Aleixo e a Junta de Freguesia de Quarteira terão igualmente um papel importante, dado o conhecimento profundo da realidade da comunidade onde será implementado este projeto. Finalmente, o Clube de Ténis tem por objetivo desenvolver a modalidade, através da formação de jogadores de todas as idades, nas suas vertentes de lazer e alta competição. “Este é um encontro de vontades que possibilitará implementar no espaço onde está a Fundação António Aleixo, o Bairro da Abelheira, o Bairro da Amendoeira e a Escola EB1 da Abelheira, um projeto que pretende utilizar uma rede nacional de projetos semelhantes que utilizam o ténis como forma de promoção da inclusão social de jovens de famílias menos favorecidas”, explicou o vice-presidente da Autarquia de Loulé e coordenador a nível europeu do projeto «Vital Cities», Hugo Nunes.
Por seu turno, o autarca louletano, Vítor Aleixo, sublinhou as políticas municipais ao nível da coesão social onde se enquadra também esta ação. “Agradecemos à Academia Champs porque traz para esta população juvenil, problemática do ponto de vista social, a prática do desporto, tornando-os mais saudáveis, ajudando-os a crescer com valores e a aprender o que é a competição leal, a aceitar a vitória mas a aceitar também a derrota”, afirmou o edil. Também Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, e Jorge Aleixo, representante da Fundação António Aleixo, manifestaram o seu empenho para levar por diante o projeto que pretende tornar a acessível a modalidade do ténis a esta comunidade, enquanto complemento de todo o trabalho social que já é aqui realizado, nomeadamente através do Programa Escolhas.
A Academia dos Champs é um projeto de integração social através do ténis que nasceu em 2009, com o objetivo principal de demonstrar que são muitos os benefícios de se encarar o desporto como filosofia de vida provando, ao mesmo tempo, que o desporto pode e deve ser para todos. Esta Academia leva o ténis, semanalmente, a oito núcleos distintos (Trajouce, Outurela/Portela, Aldeias SOS de Bicesse, Maia, Alcabideche, Liceu de Cascais, Loulé/Quarteira e Faro) permitindo o acesso à prática da modalidade a mais de 150 jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.