Tiveram lugar, na Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, as eleições para o Secretariado Regional das Misericórdias de Faro, que representa a União das Misericórdias na região do Algarve. O Secretariado eleito para o mandato de 2017/2019 é presidido por Patrícia Seromenho, Provedora da Misericórdia de Albufeira, contando na sua equipa com Rui Gingeira, Secretário da Misericórdia de Monchique e Armindo Vicente, Provedor da Misericórdia de Vila do Bispo.
O ato eleitoral contou com a presença de 15 Misericórdias do Algarve, tendo a União das Misericórdias Portuguesas sido representada pelo seu Vice-Presidente, Carlos Andrade, que é também o responsável pela articulação do Secretariado Regional com o Órgão Nacional. O anterior Secretariado Regional, presidido pelo Ex-Provedor da Misericórdia de Lagos, Eduardo Andrade, desenvolveu um trabalho relevante na articulação entre as Misericórdias da Região, fomentando um trabalho de parceria entre instituições, promovendo um trabalho de equipa e de complementaridade de ação. Esta forma de atuação foi mencionada pela Presidente eleita, Patrícia Seromenho, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor. A par disso, manifestou a intenção de continuidade de ação, seguindo a mesma linha estratégica utilizada, unindo as Misericórdias da Região e fazendo-as representar junto da União das Misericórdias, defendendo todas as especificidades inerentes à região.
No distrito de Faro existem 23 Misericórdias, duas delas sem atividade, tendo sido as mais antigas fundadas em 1498. Estas instituições asseguram um trabalho essencial, tanto na área social, como na área da saúde. Diariamente, são mais de nove mil pessoas que recebem o apoio destas instituições, sendo dois mil e 300 os colaboradores diretos destas Instituições. Com a consciência da dimensão e da responsabilidade da representação regional das Misericórdias do Algarve, o Secretariado Regional agora eleito compromete-se a dar voz a todas as Misericórdias da Região, num trabalho de equipa em prol de uma ação sempre melhor na ajuda ao próximo.