A AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve encontra-se a preparar uma candidatura, em parceria com os 16 municípios algarvios, ao CRESC Algarve 2020 no âmbito dos PAMUS – Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, depois de ter sido aprovado por unanimidade, no dia 27 de março, o plano para o Algarve. Com um investimento de 13,2 milhões de euros, e com um financiamento a 50 por cento do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto engloba a criação de vias cicláveis e pedonais, uma melhoria significativa nos transportes públicos e nas acessibilidades e a gestão de parques de estacionamento.
A criação, consolidação, expansão ou revitalização da Ecovia do Algarve constitui um dos pontos fortes deste plano, que adapta o investimento a efetuar à situação atual de cada concelho e prevê ter a ciclovia concluída até o ano de 2020. Nos municípios que não são abrangidos pela ciclovia, o investimento será aplicado noutras propostas. É ainda de destacar que, no âmbito do PADRE - Plano de Ação e Desenvolvimento de Recursos Endógenos, está também previsto um investimento de cerca de dois milhões de euros para aplicar em vias cicláveis.
Responsável pela coordenação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Transportes Intermunicipal, integrado na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial, a AMAL vai investir na capacitação da Autoridade de Transportes Intermunicipal, uma nova valência assumida pela Comunidade Intermunicipal. Com uma clara preocupação em reforçar a aplicação prática do conceito de mobilidade sustentável na região, o plano aprovado pelos municípios e coordenado pela AMAL pretende incentivar, junto da comunidade, a utilização de formas de mobilidade mais eficientes, como o recurso a transportes coletivos de passageiros ou a opção por veículos não poluentes. Nesse sentido será necessário implementar novas estratégias e soluções que ofereçam à população algarvia um conjunto de opções com vista a privilegiar a mobilidade suave, o objetivo central desta candidatura conjunta, entre a AMAL e os municípios, ao CRESC Algarve 2020 no âmbito dos PAMUS.