A maior «Mar Algarve – Feira do Mar» de sempre acontece, nos dias 23, 24 e 25 de março, no Portimão Arena. A Economia Azul volta a estar em destaque num certame que tem como objetivo promover, criar valor e impulsionar todo o setor ligado ao mar e às atividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer e garante, pela primeira vez, o apoio institucional do Ministério do Mar, simbolizado pela presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, na sessão de abertura, dia 23, e pela visita da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no dia seguinte.
A mostra conta com mais de 70 expositores, que irão ocupar o dobro da área de exposição da edição de 2014, dos quais são de salientar empresas como a Sopromar, Nautiber, Sun Concept ou Angel Pilot, bem como outras empresas ligadas à pesca e à náutica. A nível de entidades estarão representadas as câmaras municipais algarvias, o IPMA, a UALG, o CCMAR, o CIMA, a Marinha, vários clubes navais do Algarve, as Marinas do Algarve, e a Administração do Porto de Sines.
Como já vem sendo hábito, a Mar Algarve contará com um extenso programa de conferências que constitui um dos pontos altos do certame. Nesta edição há a realçar, no dia 23 de Março, pelas 15 horas, o seminário «A RIS3 Algarve e o Mar – caminhos para a especialização inteligente regional», que será composto por dois temas/painéis: «O Mar na RIS3 Algarve - Estratégia de Especialização Inteligente Regional» e «Investigar e Inovar no Mar Algarvio». No dia 24 terão lugar, a partir das 14h30, os casos de estudo, com destaque para a apresentação da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, bem como o projeto Wind Float, da EDP, sobre a produção de energia eólica offshore, e o Plano de Ação do Atlântico de Apoio à Economia do Mar na Área Atlântica. No dia 25 de março, a partir das 10h30, ocorrerá, no auditório do Portimão Arena, o I Congresso das Marítimo-Turísticas, onde serão discutidas questões relacionadas com a gestão do espaço e dos recursos marinhos do Algarve. Será ainda abordada a temática do Mergulho e do Licenciamento.
No espaço da Feira estarão igualmente a decorrer duas exposições fotográficas: «O Desafio do Mar», do Museu de Portimão, e «L’Hermione», uma fragata francesa reconstruída à escala da original, datada do século XVIII, na qual o Marques de La Fayette embarcou para ajudar os insurgentes americanos na guerra pela independência contra a Inglaterra, tendo-se tornado este navio um símbolo da fraternidade e amizade entre os povos. É organizada pela comunidade francesa (UFE) que, com o apoio da Autarquia, está inclusive a organizar a vinda desta fragata a Portimão em 2018, sendo o único porto português onde irá parar, numa viagem que realizará pelo Mar Mediterrâneo, com partida do Porto de Rochefort, navegando para Sul, passando pela costa algarvia e por diversos portos no Mediterrâneo.


Durante a «Mar Algarve – Feira do Mar’17» vão-se realizar visitas abertas a Meios Navais da Marinha Portuguesa, no Cais da Marinha do Porto de Portimão, todos os dias, entre as 11h e as 12h30 e das 14h às 18h. Os navios presentes serão o NTM Creoula, ex-lugre bacalhoeiro reconvertido em Navio de Treino de Mar da Marinha Portuguesa, e o NRP Argos, Lancha de Fiscalização Rápida construída no Arsenal do Alfeite. Também diariamente terão lugar, no Portimão Arena, batismos de Mergulho entre as 10h e as 19h, organizados pela empresa SubNauta – Dive the Algarve. O local de concentração será junto ao stand da SubNauta no Portimão Arena, sendo a inscrição gratuita.
Quem visite a Mar Algarve – Feira do Mar’17, poderá ainda habilitar-se ao sorteio de vários passeios e experiências náuticas e marítimo-turísticas a cargo dos expositores presentes no certame, assim como entradas para a zona VIP e visitas paddock do Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica – Grande Prémio de Portugal que decorrerá de 21 a 23 de abril na zona ribeirinha de Portimão. Na vertente gastronómica, o espaço contará com uma zona dedicada ao street food e gastronomia regional e temática (com produtos do mar), sendo possível degustar uma variedade de propostas tentadoras no local ou adquirir para consumir em casa.
A Mar Algarve – Feira do Mar’17 é uma coorganização entre o Município de Portimão e a Maralgarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar no Algarve e conta com o apoio do Ministério do Mar, os parceiros Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, os patrocínios da Docapesca – Portos e Lotas S.A., da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A. e do Grupo HPA Saúde, o apoio da Universidade do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão – Turismo de Portugal, IP e o parceiro média Algarve Daily News.