Tavira acolhe, no dia 29 de março, a estafeta «Chamada para os Jogos», no âmbito do projeto «Jogos de Quelfes». A corrida termina em Ayamonte (Espanha), no dia 5 de maio, e envolve a transmissão de um testemunho, sob a forma de mensagem, dirigida a alunos e professores.
Em Tavira, a partida dos atletas terá lugar na Escola Básica da Conceição, prevendo-se a passagem pela EB1 de Cabanas, Jardim-Escola João de Deus, Centro Escolar da Horta do Carmo, Fundação Irene Rolo, EB1 n.º 1 D. Manuel I, EB1 de Santa Luzia, Luz de Tavira e Santo Estevão. A estafeta termina com a entrega do testemunho no limte do concelho com São Brás de Alportel.
Este evento visa promover, junto da comunidade escolar, o olimpismo enquanto filosofia de vida humanista e instrumento pedagógico transversal; um modelo de desporto inclusivo, potenciador das capacidades pessoais e sociais; a Dieta Mediterrânica enquanto regime alimentar estruturante na promoção da saúde física e mental; o ambiente e a sustentabilidade dos recursos disponíveis e a apologia da paz. A iniciativa conta, este ano, com a participação de 12 concelhos das regiões do Algarve, Lisboa e Andaluzia, sendo que as provas terão lugar, nos concelhos de Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira.