O programa comemorativo do Centenário da Freguesia de Quarteira contou, neste mês de fevereiro, com mais dois momentos culturais de cariz performativo (teatro/performance e música) que, pela sua originalidade e inovação, não deixaram indiferentes a comunidade local e os demais forasteiros que aderiram entusiasticamente às propostas apresentadas pelo Cine-Teatro Louletano, em parceria com a Comissão das Comemorações do Centenário e com o apoio da Paróquia de Quarteira, tendo sido ambas realizadas no Salão Paroquial da Igreja de S. Pedro do Mar.
Entre 9 e 12 de fevereiro, as quatro sessões de teatro culinário «Pasta e Basta – Um Mambo Italiano», pela mão do reconhecido Giacomo Scalisi, mostraram ao público como é possível usar a gastronomia para construir um espetáculo multidisciplinar envolvente, participativo e até informalmente didático em que se cruzaram latitudes, saberes e sabores, numa partilha e diálogo interculturais que, no fundo, fazem parte da própria identidade e história de Quarteira enquanto ponto de convergência de múltiplas etnias e culturas. Pratos da Índia, Cabo Verde, Portugal e Itália deram o mote a três jantares e um almoço que revisitaram, com arte e sensibilidade, histórias e prazeres em torno da mesa, estimulando a convivialidade e criatividade entre pessoas de várias idades, profissões e proveniências.
Na noite de 17 de fevereiro foi a vez de, no âmbito do ciclo musical «O Longe é Aqui», o palco juntar, num diálogo inédito, o intérprete quarteirense Perigo Público e a banda Couple Coffee, para um concerto intenso e interventivo em que se reinventaram as canções de José Afonso na passagem do 30.º aniversário do seu falecimento. Foi uma noite de emoções e mensagens tocantes, a pensar nos afetos mas também na realidade social e política atual, com inspiradas interpretações de Luanda Cozetti e Perigo Público, secundados pelo virtuoso Norton Daiello (baixo), o carismático Flak (guitarra) e o talentoso Rafael Correia (DJ). O público vibrou, aplaudiu, cantou e surpreendeu-se com este encontro de sonoridades e cumplicidades.
As comemorações do Centenário da Freguesia de Quarteira irão prosseguir, estando previsto no mês de abril um grande espetáculo final de natureza multidisciplinar, especialmente concebido para o encerramento das mesmas, a realizar na Praça do Mar e que fará uma viagem entre o passado, o presente e o futuro da freguesia, suas tradições, identidades e novos horizontes.