Pilates, Tai Chi, Marchas, BTT, Zumba, Free Dance, Mix Training, Boxe, Hidroterapia, Aquafitness ou até o Hydro Deep são as atividades gratuitas que fazem parte de um programa desportivo, denominado «Quinzena Vital Cities», aberto a toda a população e que decorre, de 1 a 19 de março, no concelho de Loulé. Para além destas iniciativas, um dos pontos altos será o encontro transnacional Loulé-Cracóvia-Ústí nad Labem, integrado no projeto Vital Cities.
Loulé irá receber dois dos dez parceiros desta rede – o município polaco de Cracóvia e o município checo de Ústí nad Labem – que estarão no Concelho para uma troca de experiências, nomeadamente no que diz respeito aos projetos que a Autarquia irá desenvolver no âmbito deste programa europeu, bem como uma visita a alguns espaços desportivos. Está previsto ainda um ciclo de cinco debates intitulado «Compromisso com o Desporto», onde serão abordados temas como o financiamento desportivo e a atividade física como instrumento da inclusão e da promoção da saúde, a formação creditada pelo IPDJ «Os jogos reduzidos e condicionados no treino de futebol» ou o seminário «Obesidade e os novos desafios da atividade física».
Todas estas atividades surgem integradas no projeto europeu «Vital Cities – Make You Active», uma rede de dez municípios europeus liderada por Loulé. Promover um estilo de vida ativo e saudável que contribua não só para combater o sedentarismo enraizado, mas também para fomentar a coesão social é o principal objetivo do projeto.