O Carnaval Tradicional prepara-se para trazer a folia para as ruas de São Brás de Alportel com o Desfile de Foliões e Carros alegóricos, na Avenida da Liberdade, no dia 26 de fevereiro, pelas 15h. A novidade deste ano é a participação especial de cerca de 40 viaturas Citroen 2Cv, numa parceria com o Clube 2Cv Algarve «Marafados».
A defesa dos valores, usos e costumes do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade individual ou em grupo de centenas de participantes que dão corpo ao corso carnavalesco. Os carros coloridos, os trajos diversificados e únicos, as brincadeiras, ou a sátira política e social aguçam a boa disposição de quem passa e relembram que o Carnaval é intergeracional e inclusivo. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das associações locais e grupos informais, e visa contribuir para o fortalecimento de laços de entreajuda e espírito de equipa entre os membros da comunidade.


O programa do Carnaval Tradicional de São Brás integra ainda um conjunto diversificado de atividades para todas as idades. Mais de meio milhar de crianças provenientes d’ «O Mundo e Arredores» dão corpo ao Desfile de Carnaval das crianças a ter lugar na Avenida da Liberdade, no dia 24, pelas 10h, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel. De 24 a 27 de fevereiro, o município de São Brás de Alportel acolhe o Passeio de Carnaval Clube Citroen 2 Cv, uma iniciativa organizada pelo Clube 2Cv Algarve «Marafados» com o apoio da autarquia.
O domingo, dia 26, amanhece de bom humor na Marcha/Corrida de Carnaval, a ter início na Escola EB 1 de Mesquita, pelas 9h30. A animação prossegue a passo de dança no Baile de Carnaval, a ter lugar no salão de festas da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, pelas 20h. Na terça-feira gorda, dia 28, o salão dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel aquece corações de todas as idades no Chá Dançante especial Carnaval. Organizado pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, esta edição especial tem início pelas 15h, ao som do artista Valter Reis, e um concurso de máscaras vai premiar as três melhores com prémios surpresa.