O Museu Municipal de Faro comemora, no dia 4 de março, o seu 123.º aniversário e, para assinalar a data, a Autarquia de Faro preparou uma programação de qualidade, com entrada gratuita, que inclui contos, dança, música, gastronomia, visitas guiadas e animação diversa.
As celebrações terão início no dia 3 de março, com sessões de contos «Daqui e dali» que nos levam a uma viagem de mão dada com as palavras por terras e paisagens daqui, dali, de hoje, de ontem e de sempre. Estes contos serão dinamizados pela ARCA e os destinatários são as escolas do 1.º ciclo do concelho.
Também neste dia, os amantes da doçaria poderão assistir a um Showcooking dinamizado pelo Chef Frederico Lopes, da Tertúlia Algarvia, que irá confecionar uma torta de laranja com chocolate. A noite será animada com o espetáculo «Danças do Mundo», seguido do concerto com «Epiphany» e, por último, a atuação do DJ Set Gijoe.
No dia 4 de março, o «Famílias com Estórias» convida a uma visita aos «bastidores do Museu», uma oportunidade para conhecer as áreas de reserva, os gabinetes e serviços essenciais ao funcionamento do Museu e conhecer alguns dos elementos que fazem parte da equipa. Serão também dinamizadas visitas guiadas pelas salas do Museu Municipal: «Caminhos do Algarve Romano e Mosaico do Deus Oceano» e «Pintura Antiga», por João Pedro Bernardes, da Universidade do Algarve e Anísio Franco, do Museu Nacional de Arte Antiga, respetivamente. Haverá igualmente tempo para um espetáculo de Magia, por Angel Del Vale e para a inauguração da exposição de desenhos «Esperante», de Jorge Leal. A noite será de festa, com o concerto «Fenoid & Convidados» e atuação do DJ Alfarroba.
Nos dias dedicados à celebração da efeméride, residentes e turistas são convidados a visitar o Museu Municipal e assistir às iniciativas, com entrada gratuita.