O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, no dia 16 de fevereiro, a Cerimónia de Assinatura de Protocolos para o estabelecimento de contratos programa com as associações locais, no âmbito do Plano Municipal de Apoio ao Associativismo. Dezasseis associações de índole cultural, desportivo, recreativo e de apoio ao desenvolvimento económico estabeleceram acordos com o Município de São Brás de Alportel, para prosseguimento das suas atividades regulares, fundamentais para o desenvolvimento do concelho e bem-estar da comunidade.
Durante os últimos anos, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel criou condições para reforçar o Plano de Apoio ao Associativismo, num processo sempre concretizado mediante uma análise ponderada do programa de atividades apresentado por cada entidade. Nesta edição, e face aos valores de 2016, o plano apresenta um aumento de cerca de 6 por cento ao nível dos apoios completados em protocolos.
O apoio às associações e o trabalho em parceria e proximidade são assumidos como prioritários para o Município de São Brás de Alportel que, no contexto da região, e atendendo à sua dimensão e orçamento, é um dos que mais apoia o associativismo local. A autarquia garante às coletividades não só apoio financeiro, mas também uma enorme componente logística, dando suporte à realização das atividades. Outro importante apoio passa pela cedência de espaços da autarquia para sedes ou realização de iniciativas, bem como a disponibilidade de transporte para as deslocações, garantida pelo município e, a partir deste mês de fevereiro, de forma totalmente gratuita, o que representa um importante contributo para ajudar a reduzir as despesas das associações.
Enquanto “parceiras primordiais no desenvolvimento do concelho”, Vítor Guerreiro reconhece que as associações locais assumem um papel fundamental na dinâmica cultural, desportiva e lúdica do município. “Fazemos todo o esforço que nos é possível para apoiar, quer financeiramente, quer a nível logístico, todas as atividades das associações”, assegura o edil são-brasense. A nível global, o município concede ao associativismo um valor global de apoios que supera os 450 mil euros, o que representa mais de 13 por cento do valor concedido pelo Orçamento de Estado.