A Feira dos Enchidos, que decorre nos dias 3, 4 e 5 de março, é um dos principais cartões-de-visita de Monchique que homenageia a tradição, os usos e os costumes. A presença de várias Unidades de Produção de Enchidos e de Cozinhas Tradicionais conferem ao evento a genuinidade de sabores e saberes. Para além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos.
A edição deste ano oferece um cartaz musical de grande qualidade, com a atuação do Rancho Folclórico da Luz de Tavira, no dia 3 de março, às 21h30, dos Quinta do Bill, no dia 4 de março, às 22h, e de Virgul, no dia 5 de março, às 18h. Existem ainda outras propostas de convívio e entretenimento para toda a família, com animação circulante, com diversas atuações da Banda de Concertinas da Sertã nos dois dias de feira. O visitante poderá também assistir a diversos momentos de showcooking dinamizados pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, tendo como principal foco de criação e confeção os enchidos de Monchique.
O certame será palco também do Prémio Lima Duque, atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira. Com organização do Município de Monchique, o festival abre as portas às 16h do dia 3 e encerra às 21h do dia 5, com entrada livre.