Os bailes de Carnaval em Lagos constituem uma das poucas tradições que resiste ao passar dos anos e à alteração dos costumes. Por isso, em alguns locais do concelho, e para muitos munícipes, o Carnaval continua a ser vivido e comemorado ao jeito de outros tempos. Manteve-se o gosto e o interesse pela animação dos Bailes e Desfiles de Carnaval, que algumas coletividades e instituições do concelho teimam em não deixar desaparecer.
Até dia 28 de fevereiro, estão agendados bailes no Clube Artístico Lacobrigense, no Grupo dos Amigos do Chinicato e no Clube Desportivo de Odiáxere. Para além destes, cerca de mil crianças também vão viver o Carnaval de forma diferente, num grande desfile, no dia 24 de fevereiro, pelas ruas do centro histórico. O ponto de partida está previsto para as 10h, na Praça Gil Eanes, até à Praça do Infante, onde a folia estará garantida. A manhã será preenchida com muita animação em que algumas das associações locais também fazem questão de marcar presença, como o Teatro Experimental de Lagos, o Centro de Estudos de Lagos, a Sociedade Filarmónica 1.º de Maio e a Orquestra Ligeira de Lagos. Também a Santa Casa da Misericórdia se irá juntar aos foliões, com alguns utentes do Lar de Espiche que prometem apresentar-se em trajes a condizer com a ocasião.
Para o dia 24 de fevereiro, a partir das 21h30, destaque para um evento integrado na iniciativa «365 Algarve», a ter lugar no Clube Artístico Lacobrigense – o BallRoom Galas, com a Orquestra de Jazz do Algarve, um Baile Formal em que se dança ou se ouve apenas a música. Os temas a apresentar serão os tocados pelas grandes orquestras do século XX e serão interpretados repertórios muito familiares e conhecidos do grande público.
Para fechar a programação com chave de ouro, a 23ª edição do Carnaval de Odiáxere proporcionará folia garantida no dia de Carnaval. Para além das presenças das conhecidas figuras do mundo da televisão e da música, Maya e Ruth Marlene, o dia promete muita alegria, com o tradicional desfile de carros alegóricos, músicos, bailarinas, fanfarras, batucada, cor, fantasia e muito ritmo.