Realiza-se, no dia 18 de fevereiro, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal, a Gala de Encerramento de Lagoa «Cidade do Vinho 2016», na qual será feito um balanço do ano e se procederá à passagem do testemunho a Madalena (Ilha do Pico – Açores), que será a «Cidade do Vinho 2017».
A Gala tem início às 20h30 com uma prova de vinhos do Algarve promovida pela CVA - Comissão Vitivinícola do Algarve, onde se poderá saborear o que de melhor se produz na região em termos de vinhos. Pelas 21h tem início a cerimónia oficial em que, para além de diversas intervenções das entidades presentes que promovem a atribuição do Galardão «Cidade do Vinho», irão passar vídeos promocionais de Lagoa e da Madalena (Pico – Açores), serão projetadas imagens de balanço do que foi o ano de Lagoa «Cidade do Vinho 206», terminando com a passagem da Bandeira da AMPV de Lagoa para a nova galardoada «Cidade do Vinho 2017», Madalena.
Às 21h45 subirá ao palco João Pedro Pais num concerto musical com novos temas e recordando os que permanecem no ouvido de todos.