Música, Cinema, Workshops, Atividades Radicais, Programas de Férias e um novo Pólo fazem parte do Plano para 2017 para a área da Juventude. O GAJ – Gabinete da Juventude tem nova imagem e pretende chegar mais próximo dos jovens de Albufeira através de um conjunto de iniciativas que complementem aquilo que a autarquia já disponibiliza em domínios como o Desporto e a Educação. “Esta é uma área transversal a toda a nossa atuação, e o investimento, quer na Educação, quer no Desporto, ou na componente Social associada por exemplo às Bolsas Escolares, tem em vista o apoio aos mais jovens”, salientou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador com o Pelouro da Juventude.
O autarca referiu igualmente a vontade do executivo em diversificar as atividades e programas de apoio para os jovens, daí notar-se uma nova dinâmica nesta área, “organizando um conjunto de iniciativas que possam envolver os jovens e dar-lhes motivos para se ligarem mais à vida social, cultural e desportiva de Albufeira”. “Por outro lado, estamos empenhados em disponibilizar mais e melhores ferramentas para que possam lidar melhor com questões relacionadas com a sua vivência diária, quer seja no contexto escolar ou social”, esclarece o edil.
A terem lugar no Auditório Municipal desde janeiro, os Concertos GAJ são já uma das referências desta nova dinâmica. São momentos musicais protagonizados por artistas mais ligados à Juventude que dão também a oportunidade para as bandas locais se mostrarem. Capicua, Diogo Piçarra e os locais Primes do Zé, já passaram pelo Auditório Municipal. Até maio, pelo menos uma vez por mês, haverá mais Concertos GAJ com nomes como Filipe Pinto, Orelha Negra e Freddy Locks, além dos artistas de Albufeira, Vítor Bacalhau, Ehliu e Ben & The Pirates.


O Cinema vai também fazer parte da oferta, com o ciclo Cinema GAJ a prometer um alinhamento que cruza cinema espetáculo, documentário e produção nacional. Com início já no dia 8 de março, o documentário «Amy», que mostra a vida e obra da artista britânica Amy Winehouse, venceu o Óscar em 2016, precisamente na categoria de «Melhor Documentário». Em abril, no dia 12, é tempo para «Need for Speed», uma adaptação da popular série de videojogos com o mesmo nome, da Electronic Arts. Em maio, «Where to Invade Next», parcialmente filmado em Portugal, traz-nos de volta o documentário, desta vez a cargo do lendário Michael Moore, responsável por trabalhos tão conhecidos como «Bowling for Columbine», «Sicko» ou «Fahrenheit 11/09». Em junho, o destaque vai para o cinema português com uma sessão dupla especial dedicada a dois dos clássicos absolutos nacionais e que foram recentemente alvo de novas versões. «O Leão da Estrela» e «O Pátio das Cantigas» prometem gargalhadas e boa disposição, na nossa língua.


São também muitos e variados os Workshops GAJ que irão acontecer mensalmente a partir de março. Cultura, Hobbies, Responsabilidade Social, Saúde e Futuro Profissional, são áreas em destaque. Os workshops serão de frequência gratuita e requerem marcação prévia. Teatro, (29 de março), Orientação Vocacional (5 de abril), Kizomba (26 de abril), Primeiros Socorros a Animais (3 de Maio), Yoga (21 de Junho), Procura do 1.º Emprego (20 de setembro), Snacks Saudáveis (18 de outubro), Fotografia Digital (15 e 22 de novembro) e Jiu Jitsu (6 de dezembro), são as áreas escolhidas para este ano.
As Férias GAJ vão continuar a fazer parte do Programa, com as atividades previstas para a Páscoa, Verão e Natal. Desporto, Cultura, Natureza e Formação são áreas que preenchem o dia-a-dia das Férias GAJ cujo período de inscrições será dado a conhecer muito em breve. As Cãominhadas GAJ, organizadas em parceria com a Associação Pata Ativa, são outra forma de ocupar os mais jovens e não só. A proposta passa por um passeio acompanhado com os respetivos animais de estimação e não ter animal de estimação deixou de ser desculpa, porque os cães do Centro de Bem Estar Animal aceitam passear com voluntários. O ponto de Partida é precisamente o Centro de Bem Estar Animal, situado junto aos Estaleiros Municipais, e à Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras. A próxima Cãominhada é já no dia 25 de março.