Realizou-se recentemente, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, a quinta reunião dos parceiros locais referente às «Vital Cities», projeto liderado por Loulé e que integra uma rede de 10 municípios europeus. O principal objetivo foi apresentar três planos de intervenção urbana, nas cidades de Quarteira e Loulé, que visam criar zonas onde as pessoas possam praticar desporto informal.
Como explicou Hugo Nunes, coordenador a nível europeu do projeto «Vital Cities», estas intervenções estavam já a ser ponderadas pela Autarquia, mas ganham agora novos contornos, já que tocam naquela que é a essência das «Vital Cities». “A ideia é requalificar espaços que, do ponto de vista urbanístico, estavam mal resolvidos e criar aí condições para outras atividades, nomeadamente ao nível do desporto”, frisou o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé.
Em Quarteira, são duas as intervenções previstas: na zona envolvente à Abelheira e Amendoeira, o objetivo é criar uma ligação entre os dois bairros que permita recuperar toda esta área para que a mesma possa ser usufruída em plenitude pela população; nas Ruas Stuttgard e Coppingen, perto da Igreja de S. Pedro do Mar, será criado uma zona de estacionamento e um espaço verde com equipamentos geriátricos que estarão ao serviço da população.
Já em Loulé, o objetivo passa pela requalificação da envolvente ao Estádio Municipal, valorizando-a para a prática desportiva e abrindo-a a novas valências. Um dos pontos principais do projeto é criar uma nova solução para o muro do Estádio uma vez que este constitui uma barreira entre os bairros e arruamentos envolventes. Nesse sentido, o muro será retirado, criando-se uma nova barreira em forma de talude, com abertura visual. “O Estádio é «entregue» às pessoas para que seja utilizado informalmente, numa tentativa de realizar aqui outro tipo de ações, tornando as pessoas mais ativas”, considerou Hugo Nunes.