No âmbito do ciclo «Passeios na história de Tavira» realiza-se, no dia 25 de fevereiro, pelas 10h30, no Museu Municipal de Tavira – Núcleo Islâmico, a palestra «Evidência das relações comerciais do porto de Tavira através da cerâmica», pela arqueóloga Sandra Cavaco.
A vocação comercial e marítima de Tavira é amplamente conhecida. Ao seu porto chegavam as mais variadas mercadorias e dele partia toda uma diversidade de produtos locais. Recentes estudos de peças provenientes de escavações arqueológicas têm reforçado o conhecimento sobre as relações comerciais com diversos portos do Mediterrâneo, atestadas pelas diversas importações cerâmicas.
O declínio do porto nos finais do século XVI, mencionado na documentação da época, também se encontra confirmado pelos resultados do estudo das cerâmicas, já que o volume e a diversidade é, claramente, diminuto relativamente ao período anterior. Ainda assim conhecem-se exemplares holandeses e chineses.
«Passeios na História de Tavira» tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial. A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 30 participantes). Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 9h-16h30).