A época de folia associada ao Carnaval arranca todos os anos em Olhão com o Desfile Infantil. Este ano não é exceção, com as crianças do 1.º Ciclo e Jardins de Infância do concelho a saírem à rua na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 10h. O palco é, como habitualmente, a Avenida da República. Para além das crianças, trajadas a rigor com os disfarces escolhidos por cada grupo, o Desfile do Carnaval Infantil contará ainda com a atuação de diversos artistas de rua, que prometem animar ainda mais esta manhã em que pais e famílias em geral saem à rua para assistirem ao desfile dos seus pequenos foliões.
O concelho de Olhão é também palco do Carnaval mais antigo do Algarve. Com mais de 100 anos, o Carnaval de Moncarapacho é um dos mais genuínos da região, característica patente na decoração dos carros alegóricos, forrados com pequenas flores de papel, que lhe conferem o cognome de «Batalha das Flores». São milhares as pessoas que anualmente assistem ao corso de Moncarapcho, que este ano sai à rua nos dias 26 e 28 de fevereiro, domingo e terça-feira, respetivamente, entre as 15h e as 18h.
Com entrada livre, no centenário corso irão desfilar cerca de dezena e meia de carros alegóricos que, com mais de 500 foliões, animam a vila e os muitos convivas que todos os anos têm contribuído para cimentar as tradições deste cortejo secular.