Tendo em vista preservar a tradição do Baile da Pinha, também conhecido por Baile da Pinhata, cuja origem radica no espírito cristão litúrgico do domingo a meio da Quaresma, que celebrava a alegria da Ressurreição de Jesus na Páscoa, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza, no dia 5 de março, o Baile da Pinha, a partir das 15h horas, na Quinta do Sobral.
O Baile da Pinha contará com a participação de centenas de castro-marinenses vindos das quatro freguesias do concelho e o convívio estará de mãos dadas com a amizade e o gosto pela dança. O evento vai ser também palco da apresentação do calendário de animação musical da autarquia denominado «Baila Coração ao Som do Acordeão», com bailes e serões de acordeão que acontecem todos os fins-de-semana, nas várias localidades de Castro Marim, até ao final do ano.
Neste Baile da Pinha, integrado no programa «Baila Coração Ao Som Do Acordeão», vão estar em palco vários músicos como Sérgio Conceição, «+ Dois», «Duo Reflexo», «Mato Bravo», Zé Aníbal, António Saloio e Ângelo Correia. A iniciativa enquadra-se ainda nas comemorações do 20.º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual Castro Marim é agora membro. Este Rede congrega um conjunto de municípios unidos pela vontade de promover a saúde e a qualidade de vida das comunidades que representam, valorizando, divulgando e promovendo as ações e iniciativas que para isso contribuem.
Entra as muitas iniciativas que conduziram o Município de Castro Marim à adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, destacam-se o programa «Baila Coração ao Som do Acordeão», a implementação dos programas de combate ao tabagismo e de combate à obesidade, os programas de atividade física «Põe-te em Forma» e «Ao Ritmo dos 60» e os rastreios dermatológicos.