No próximo dia 18 de fevereiro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe, em estreia no Algarve, a peça «A Noite Canta», de Jon Fosse, com encenação e dramaturgia de Tiago Correia e interpretação pelos atores Ana Moreira, António Parra, Pedro Almendra, António Durães (voz) e Cristina Carvalhal (voz).
Neste espetáculo (a partir da obra «A Noite Canta os Seus Cantos», de Jon Fosse) vive-se o dia de um jovem casal com um filho recém-nascido. Num último esforço para a realização individual, os desejos de ambos colidem de forma assoladora. Na sala-de-estar da sua casa – apresentada como prisão e/ou como refúgio do mundo – assistimos, muito próximos, a uma tragédia contemporânea íntima e delicada, que explora as fraquezas de um casal a adiar o fim da relação. Numa linguagem escassa, de palavras aparentemente banais, com uma música própria, feita de repetições e silêncios, a morte surge inesperadamente.
O autor Jon Fosse abre janelas para a vida, para questões existenciais. Escreve com amor e empatia sobre os que são deixados para trás. As suas personagens surgem frequentemente em estado de sonolência ou de fadiga, porque não podem deixar de pensar no que pode acontecer. A possibilidade é sempre mais real do que o atual. É por isso que ele escreve sobre mudanças. Como se cada lugar novo pudesse oferecer o que o passado não conseguiu. A vida não é senão esperar, estar suspenso entre o passado e o futuro, num presente que não pode ser capturado. Todos têm o mesmo medo de serem abandonados.
A peça tem a duração de 90 minutos, destina-se a maiores de 12 anos e tem um custo associado por pessoa de 10 euros, passando para 8 euros no caso de maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo é aplicável a este espetáculo.