A completar dois anos de estrada enquanto 5 Quinas/ Município de Albufeira, a equipa de ciclismo feminino tem revolucionado a modalidade, com a constante conquista de títulos nas mais variadas provas nacionais e internacionais. Com o calendário nacional de competições já fechado, a equipa realizou a sua apresentação oficial no dia 17 de fevereiro, no hotel Luna Oura, na presença dos vários parceiros e patrocinadores da formação. “É um orgulho para o Município de Albufeira ter uma equipa de campeãs, que dignifica o concelho e o desporto, levando o nome de Albufeira a outras paragens e, no regresso, trazendo importantes títulos que a tem projetado no panorama desta modalidade”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, uma das entidades patrocinadoras do projeto.


Para além do Município de Albufeira, a equipa conta com diversos apoios, entre eles, o do Clube Desportivo Areias de São João, representado pelo seu presidente Daniel Frango, para quem “é uma honra acolher uma equipa vencedora, que tem contribuído para a afirmação do ciclismo na região”. Refira-se que a equipa faz parte, desde 2015, do Clube Desportivo Areias de São João, que passou, assim, a ter uma secção de ciclismo feminino. O momento contou também com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e do diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Custódio Moreno. Os dirigentes elogiaram a prestação da equipa e destacaram a importante contribuição que esta tem dado para a formação através da integração de novas atletas nos escalões de infantis e juvenis.
Durante a apresentação, as atletas anunciaram a realização da 2ª Taça de Portugal Femininas em Albufeira, no próximo dia 26 de março. “Esta era uma ambição da equipa. Queríamos trazer para o sul do país e para a cidade que nos apoia esta importante prova nacional e com o apoio do Município de Albufeira, conseguimos e estamos muito orgulhosas”, afirmaram Orieta Oliveira e Celina Carpinteiro, mentoras do projeto de ciclismo feminino em Portugal. A equipa 5 Quinas/Município de Albufeira é atualmente constituída por 16 atletas: Cinco Master, seis Elite, uma Júnior, duas Cadetes, uma Juvenil e uma Infantil. Estas ciclistas têm profissões diversas, desde estudantes a profissionais liberais e têm já no seu currículo vitórias relevantes.


O objetivo para 2017 é alcançar os melhores resultados no calendário nacional que arrancou no início do ano com os Critérios da Taça e Campeonatos de Pista: “Vamos alinhar na Taça de Portugal e Grandes Fundos, que servem de preparação para o Campeonato Nacional de Contrarrelógio e de Fundo”, explicam as atletas, prometendo “honrar a camisola ao mais alto nível até ao fim de setembro”, quando termina o calendário.