Decorreu, no dia 10 de janeiro, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, em Loulé, a cerimónia de entrega de prémios referente ao IV Concurso de Presépios do Concelho de Loulé. A iniciativa foi promovida pela autarquia louletana e pretendeu estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procurou relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio.
O concurso contou com a participação de 14 presépios nas categorias de «Presépio Tradicional Português» e de um na modalidade de «Presépio Tradicional Algarvio». Na categoria «Presépio Tradicional Algarvio», a grande vencedora foi Sónia Mendez Nunes, obtendo a pontuação mais elevada do total de presépios a concurso. A Associação Amigos do Alentejo / Universidade Sénior de Loulé foi a vencedora na categoria «Presépio Tradicional Português», seguida de Matilde Ricardo (segunda classificada) e de Lia Borges (terceira classificada). Foram ainda atribuídas Menções Honrosas aos presépios apresentados por Fernando Martins e pela Casa da Primeira Infância.
O júri foi constituído pelo Padre Carlos Aquino (em representação da Paróquia), por Anabela Guerreiro (colecionadora), Andreia Pintassilgo e Susana Melro (designers) e Luísa Martins (coordenadora da Equipa de Projeto da Cidade Educadora e da Promoção da Cidadania da Câmara Municipal de Loulé). Os premiados receberam entradas duplas em eventos e espetáculos organizados pela Autarquia, publicações e lembranças do Concelho: 1.º prémio – um bilhete duplo para os três dias do Festival MED 2017 e publicações da Câmara; 2.º prémio – dois bilhetes duplos para dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano e publicações da Câmara; 3.º prémio – um bilhete duplo para dois espetáculos no Cine-Teatro Louletano e publicações da Câmara. Todos os concorrentes receberam Certificados de Participação e lembranças da Autarquia.