O Teatro Experimental de Lagos vai promover, em parceria com a companhia de teatro «3 em Pipa», o curso «Teatro em Andamento - grupo de teatro e comunidade», com o objetivo de produzir espetáculos marcantes e significativos para quem faz e para quem assiste. Desenvolve uma abordagem de teatro através da comunidade, em que o processo de criação é adaptado ao conjunto de pessoas que constituem o grupo e o produto performativo resulta das expectativas, desejos e talentos manifestados nesse percurso.
O conteúdo das sessões propicia aos seus participantes o desenvolvimento da capacidade criativa, expressiva e comunicativa, bem como o reforço da confiança individual e da coesão grupal. A vertente lúdica e o sentimento de pertença a um coletivo teatral são particularmente valorizados. Num primeiro momento, estes ateliers promovem a abordagem às técnicas elementares do jogo teatral, à contracena e à criatividade. O processo implica a sensibilização à fisicalidade e corpo cénico do performer, à voz e ao relaxamento; a experimentação constrói a segunda etapa; por fim, a colaboração ativa na composição e conceção do espetáculo, que direciona a interpretação de um personagem e do texto.
A apresentação de espetáculos ao público, composto por elementos com quem se estabelece contacto no dia-a-dia, é o ponto alto de todo o percurso. Quanto às criações teatrais, versam em temas que eventualmente foram levantados no grupo mas, sobretudo, com uma preocupação de entretenimento artístico. Leva-se em conta igualmente a criação de novos públicos e as suas expectativas, numa audiência que se espera venha a ser constituída por camadas etárias bastante diversificadas, desde crianças a seniores.
O curso acontece na sala do TEL, às terças-feiras, das 18h às 21h, para um número de participantes entre os 6 e 16, e é constituído por 13 sessões, que decorrerão de 31 de janeiro a 25 de abril. Estará a cargo da formadora Cristina Russo Chafirovitch, Diretora do «Grupo de Teatro 3 em Pipa», onde desenvolve regularmente a sua prática artística enquanto encenadora e intérprete, assim como a sua intervenção nos domínios da performance profissional e do teatro comunidade. Foi professora na Universidade de Évora, no Curso de Estudos Teatrais - Teatro Educação e Comunidade, tendo-se aí doutorado em Teatro Social. Tem participado em projetos internacio­nais de índole intercultural. Desenvolve pontualmente investigação na área.