A Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve dinamizou, no dia 15 de janeiro, o primeiro «Saberes e Sabores», na Casa Modesta, em Quatrim do Sul, e o cogumelo cardo foi o grande protagonista do evento.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

A Casa Modesta, unidade de turismo rural de excelência localizada em Quatrim do Sul, no concelho de Olhão, foi a escolhida para a sessão inaugural do «Saberes e Sabores», evento criado e dinamizado pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve com o intuito de valorizar os produtos regionais, partilhar saberes e promover o convívio entre profissionais de cozinha, pastelaria, empresas e produtores. O momento foi coordenado pelo Chefe Augusto Lima, presidente da ACPA, e teve como estrela principal o Cogumelo do Cardo, produzido pela «Portugalgourmetfood» e utilizado pelos vários cozinheiros em receitas que fizeram as delícias dos muitos participantes. A acompanhar as sugestões dos chefes estiveram igualmente os néctares da «Sense Wines» de João Machado e os vinhos «Flor do Tua» de António Boal.
A intenção da organização é levar a cabo um «Saberes e Sabores» por mês, neste ou noutro local de excelência, num ambiente informal, alegre e divertido para propiciar a confraternização entre os profissionais desta classe. “O desafio era que cada cozinheiro elaborasse um prato com este ingrediente em particular, o cogumelo cardo, e diversificasse o seu modo de confeção e temos aqui muitas técnicas, desde as mais tradicionais às mais recentes, como a cozinha em baixa temperatura. Estão aqui presentes profissionais tarimbados, com vasta experiência e que muito têm feito pelo desenvolvimento do nosso Algarve, e outros em início de carreira”, descreveu Augusto Lima, confirmando que a Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve pretende ser um polo agregador de pessoas que lutam por um interesse comum. “Queremos ajudar a classe a crescer através de formação contínua e assumindo-nos como um porto seguro para que todos se possam associar a nós”, reforçou o presidente da entidade.

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__92