Foi assinado, no dia 4 de janeiro, o auto de consignação da obra de reabilitação do Palácio Gama Lobos, em Loulé, um dos principais projetos na área da cultura previstos para 2017 no Concelho de Loulé. Com esta intervenção, pretende-se acolher neste edifício com uma forte carga histórica um pólo de criatividade.
Localizado na malha urbana atual, o Palácio Gama Lobos, elemento patrimonial de referência, é um dos mais importantes edifícios brasonados da arquitetura civil e do estilo chão em Loulé. O edifício é composto por duas zonas distintas, uma de construção Pombalina da segunda metade do séc. XVIII, que será alvo desta intervenção, e outra menos nobre correspondente à ampliação efetuada provavelmente no princípio do séc. XX, onde funcionam atualmente algumas atividades desportivas. Com carácter habitacional, a sua estrutura espacial é marcada por uma sucessão de espaços de habitar característicos de um palácio urbano com ligações ao mundo rural. É também conhecido por Palácio dos Espanhóis, pelo facto de ter acolhido os refugiados Jesuítas durante a Guerra Civil Espanhola.
A intervenção abrangerá dois pisos do Palácio Gama Lobos, com aproximadamente 1557 metros quadrados de área de construção, localizados na Rua Nossa Senhora de Fátima. O processo de reabilitação passará pela preservação e recuperação do edifício, sem grandes alterações estruturais, mas com a introdução de algumas contemporaneidades arquitetónicas e artísticas. Serão utilizados materiais e técnicas sustentáveis e ecológicos. O edifício será dotado de conforto e funcionalidade, tendo em conta todas as exigências programáticas.
Quando a obra estiver concluída, o edifício tornar-se-á um pólo de criatividade. Para aqui estão previstas iniciativas no âmbito do projeto «Loulé Criativo», que aposta na valorização da identidade do território tendo como força motriz a criatividade e a inovação, dinamizando residências criativas e eventos culturais, apoiando a instalação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo e estimulando a investigação e experimentação nestas temáticas. A empreitada terá um prazo de execução de 18 meses e um valor estimado de 1,3 milhões de euros.