A Câmara Municipal de Portimão e a Casa Manuel Teixeira Gomes promovem, ao longo de 2017, um inovador ciclo de conferências intitulado «Histórias com História» com a participação de historiadores, investigadores locais e testemunhas nos casos de acontecimentos históricos recentes. Há datas da História de Portugal que merecem ser recordadas. Muitas delas fazem parte do nosso imaginário mas persiste, principalmente nas gerações mais novas, um certo desconhecimento sobre o significado e a importância desses acontecimentos.
O projeto «Histórias com História» nasce precisamente com o objetivo de contribuir para o essencial do conhecimento histórico. As datas são, assim, um bom pretexto para contar ao grande público algumas das histórias que fazem parte da História de Portugal. O ciclo de conferências, que decorrerá na Casa Manuel Teixeira Gomes, arranca em janeiro, mais precisamente no dia 31 de janeiro, a propósito da primeira revolução republicana – episódio conhecido como o 31 de Janeiro de 1891.
Na primeira revolução republicana, militares de unidades do Porto sublevam-se com o objetivo de acabar com a Monarquia Constitucional e instaurar um regime republicano. Mas a revolta, desordenada, acaba por ser dominada pela Guarda Municipal – que chega a disparar contra uma multidão concentrada na Praça da Batalha. Embora fracassada, a revolta terá importantes reflexos no movimento republicano: desencadeia um processo revolucionário que culmina na revolução de 5 de Outubro de 1910.
Uma vez por mês, a Casa Manuel Teixeira Gomes receberá uma personalidade pública para abordar temas que pela sua diversidade e interesse histórico para a comunidade em geral contribuam para o conhecimento da nossa História de Portugal, nomeadamente no ano em que se comemora 43 anos de democracia, fazendo coincidir a data histórica, quando possível, com o tema a debater. Este será um ciclo de divulgação de conteúdos históricos através de uma análise contemporânea feita por oradores da esfera intelectual, militar e política portuguesa.
Segue-se, em fevereiro, a história que rodeou em plena ditadura o lançamento de «Portugal e o Futuro» – o livro do general António de Spínola que inspirou a revolução de 25 de Abril. O convidado desta sessão será o Coronel Carlos Matos Gomes. Ao longo do ano, até novembro, o ciclo de conferências recordará outras histórias que fazem parte da História de Portugal: a Tentativa de Golpe de Estado (março), as primeiras eleições livres (abril); as «Aparições de Fátima» (maio); A Segunda Guerra Mundial no Algarve (junho); a instauração da República (outubro) e a Operação Vagô, que consistiu no primeiro desvio de um avião comercial pelo revolucionário algarvio Palma Inácio (novembro).
Cada um dos acontecimentos históricos, selecionados de acordo com os meses em que ocorreram, tem como convidados historiadores, investigadores e, sempre que possível, protagonistas – que recordam as histórias, muitas delas desconhecidas, que fazem parte dos mais marcantes episódios da História de Portugal.