Longe das praias do litoral, no interior do concelho de Albufeira, Paderne vestiu-se a rigor para receber mais uma edição do «Paderne Medieval», de 29 de dezembro a 1 de janeiro de 2017. O evento voltou a transformar a pequena localidade do barrocal algarvio numa verdadeira montra da história e etnografia do séc. XIV, com esta viagem ao passado a ser conseguida através da recriação do mercado medieval que se estendeu ao longo das ruelas estreitas da freguesia.
Durante quatro dias, Paderne foi «invadido» por cheiros, sabores e sensações provenientes das excelentes iguarias gastronómicas, da representação de artes e ofícios e de várias atuações alusivas à época. Para tal contribuíram expositores e entidades públicas e privadas de todo o concelho, com as recriações históricas a estarem a cargo da Companhia de Teatro Viv’Arte, verdadeira especialista neste género de acontecimentos e que podemos encontrar também, por exemplo, nos Dias Medievais de Castro Marim, na Festa Medieval de Silves e no Salir do Tempo.
O ponto alto do «Paderne Medieval» teve lugar no primeiro dia de 2017 com um cortejo histórico que retratou a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne, por D. Dinis, à Ordem de Avis. Outros destaques houve, porém, ao longo dos quatro dias, desde arruadas pelas ruas do Burgo ao Cortejo Régio pelas praças do Burgo e recebimento da Comitiva de cavaleiros do Garb Al Andaluz que vinha prestar vassalagem a el-rei D. Dinis. Por sua ordem criaram-se também os corpos de Besteiros do Conto e entregaram-se as Béstas aos vilões do concelho para defenderem o reino, e aconteceu igualmente o Agasalho dos Romeiros de Santiago de Compostela com a régia presença da Rainha Dona Isabel de Aragão. Entre as múltiplas atividades ao dispor para entreter os visitantes contavam-se ainda oficinas de caligrafia e de ferreiro, torneios de armas, malabaristas, teatro de fogo, espetáculos de música sarracena e danças mouriscas, arte dos falcoeiros.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__90