O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, deslocou-se a Lagos no dia 12 de janeiro para anunciar o recomeço das obras de requalificação da EN 125, prevendo-se que parte dos trabalhos esteja concluída antes do verão. A cerimónia onde foi apresentado o plano de trabalhos respeitantes às obras que faltam concluir contou igualmente com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d´Oliveira Martins, do Presidente das Infraestruturas de Portugal, António Gordo, do Administrador Executivo da Concessionária Rotas do Algarve Litoral, Rui Sousa, do Presidente da AMAL, Jorge Botelho, vários Presidentes de Câmara do Algarve, do executivo municipal de Lagos, presidentes de junta, membros da Assembleia Municipal e comandantes das Forças de Segurança de Lagos.
No que ao Município de Lagos diz respeito, ficou o compromisso de que as duas rotundas que irão ser construídas (Chinicato e Caliças) e as obras respeitantes ao troço entre Lagos e Vila do Bispo ficarão concluídas antes do verão, mais concretamente até 30 de junho. Recorde-se que as obras na EN 125 pararam no Verão de 2016, uma vez que havia a necessidade de aguardar pelo visto do Tribunal de Contas, situação essa agora ultrapassada. No seu todo, as obras de construção na EN 125 estão avaliadas em 85 milhões de euros, sendo que deste valor faltam concluir obras orçadas em cerca de 10 milhões e 600 mil euros.
Rui Sousa lembrou que as obras consideradas como as mais urgentes já foram concluídas (Variantes em Lagos e Faro), assegurando que as obras que se reiniciam já esta semana dizem respeito ao troço Lagos – Vila do Bispo (com uma extensão de 20 quilómetros) e às Rotundas do Chinicato e das Caliças. Numa fase posterior seguir-se-á o troço Lagos – Nó IC4 (com uma extensão de 70 quilómetros), estando a conclusão de todos estes trabalhos prevista para acontecer durante o primeiro semestre deste ano. Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, manifestou publicamente o seu regozijo pelo reinício dos trabalhos na EN 125 e lembrou que “a região tudo tem feito para fomentar a economia local, regional e necessariamente nacional, e estamos a conseguir a nossa afirmação enquanto destino turístico de qualidade”. “É pois de toda a justiça que estas obras se reiniciem e que o Algarve tenha o merecido reconhecimento nacional. Temos feito a diferença, confirmam os números e, apesar das dificuldades, não desistimos de lutar”, garantiu a edil.
Maria Joaquina Matos reforçou ainda que a retoma destes trabalhos da requalificação da EN 125, associada à requalificação da Linha Litoral do Algarve – Ferrovia, obra contemplada na Lei do Orçamento de Estado e Investimento para 2017, são fortes contributos que a Administração Central vem proporcionar ao Município de Lagos, “no sentido do mesmo se tornar cada vez mais moderno, mais competitivo, dotado de toda uma infraestrutura rodoviária e ferroviária com condições de segurança e bem-estar, de modernidade e coesão territorial”. Mostrando-se satisfeita pela razão que ali todos reuniu e que consubstancia “uma concretização de uma justa reivindicação do Algarve”, a presidente da Câmara de Lagos e da Associação de Municípios Terras do infante (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo) apelou ao Ministro para o cumprimento dos prazos estabelecidos para estas obras, ou seja, antes do início do Verão, época alta da região e em que se prevê ser de aumento de visitantes e de incremento da atividade económica.
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques deixou a certeza de que as obras de requalificação da EN 125 vão mesmo ser uma realidade durante os próximos meses. “Percebemos a urgência e a ansiedade dos algarvios na conclusão destas obras e o Governo tem noção da importância da requalificação desta estrada”, sublinhou o governante, adiantando que voltaria, em breve, ao Algarve para explicar quais os planos para a intervenção nos pontos críticos para a mobilidade e segurança desta via.