Integrando a rúbrica «Talentos na Comunidade», a Biblioteca Municipal de Silves apresenta, de 10 de janeiro a 10 de fevereiro, a exposição de ilustração infantil «Coisas à solta no papel», de Marta Jacinto. Através desta exposição, a ilustradora, mais conhecida por Martolita, apresentará a miúdos e graúdos uma pequena amostra de alguns dos personagens, bicholitos, monstrolitos e coisas «assim assim», que habitam em si.
Para ela, partilhar o seu mundo com pequenos e grandes leitores é passar para o papel um imaginário em interação com o outro, o qual tem resultado num trabalho regular com várias publicações de grande criatividade no panorama nacional da ilustração. Promover a criatividade e o talento dos residentes no concelho de Silves, contribuir para a educação estética de várias gerações de leitores e vivenciar a Biblioteca Municipal de Silves enquanto largo da comunidade e espaço de celebração coletiva são alguns dos principais objetivos da rúbrica «Talentos na Comunidade».
Marta Jacinto, mais conhecida entre os seus amigos e no mundo da ilustração como Martolita, nasceu e reside em São Bartolomeu de Messines. É arquiteta de formação e ilustradora por vocação, um talento que revela desde tenra idade. O desenho tem sido sempre a sua forma de expressão favorita, tendo frequentado, durante o ensino secundário, o curso da dominante de artes. Foi durante esse período que descobriu e experimentou novas técnicas que viriam a influenciar o seu percurso artístico. Começou, então, a fazer as suas primeiras exposições. Em 2008, iniciou-se no mundo da ilustração de livros infantis. Atualmente, e em paralelo com a sua atividade de arquiteta, desenvolve trabalho na área das artes plásticas e na ilustração, com especial destaque em livros infantis.