A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos é palco, no dia 21 de janeiro, pelas 21h30, da peça «Leôncio & Lena» de João Brito, vencedora do primeiro convite à criação lançado pela Rede Azul- Rede de Teatros do Algarve.
Trata-se de uma adaptação do texto com o mesmo título de Georg Büchner que retrata os dois pequenos reinos que dividem o Algarve: o Barlavento e o Sotavento. Leôncio e Lena, os seus respetivos príncipes, cruzam os destinos por via do matrimónio. “Ambos fogem para Lisboa. Sim, diz que se cruzam e sem se conhecerem apaixonam-se e casam. Ah o acaso e tal, mas não é bem assim.”.
Tendo como ponto de partida esta base dramatúrgica, o encenador estudou as especificidades da história e cultura da região, nomeadamente, os contrastes existentes entre o Barlavento e Sotavento algarvios e criou uma peça original.
Uma narrativa simples, mas vanguardista, que possibilitou trabalhar a conjugação do romantismo e da poética das palavras, assim como o metateatro, a dissonância, a música, o vídeo e a desconstrução.