O Município de Lagos vai comemorar o 444.º Aniversário de Elevação a Cidade, nos dias 27 e 28 de janeiro, com um programa que contempla uma palestra, uma visita comentada, a inauguração de exposições e um concerto na Igreja de Santo António.
A Elevação de Lagos a Cidade, que se assinala a 27 de janeiro, representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento claro da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do Foral, por D. Manuel I em 1504 até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal. Daqui partiram igualmente as primeiras caravelas, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, e com as mesmas a abertura da Europa e da Cristandade a todo o mundo então desconhecido.

PROGRAMA:
Dia 27, 15h30
Palestra «Alcácer Quibir e a arquitetura do campo de batalha», pelo Prof. Doutor Luís Costa e Silva. Salão Nobre dos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes)
Dia 27, 16h30
Visita comentada sobre a Estátua de D. Sebastião, da autoria de João Cutileiro,  pelo Mestre Roberto Miquelino. Praça Gil Eanes
Dia 28, 17h
Inauguração de Exposições no Centro Cultural de Lagos:
D de Desenho, de Jorge Leal (integrada na iniciativa 365 Algarve)
Memórias de Cidades do Mundo, na cidade de Lagos, de Carlos Pé-Leve
Patentes até 1 de abril
Dia 28, 18h
Ciclo Barroco em Talha Dourada - Ensemble Clepsidra. Igreja de Santo António. Organização da Academia de Música de Lagos.