Com o objetivo de prevenir e controlar o desenvolvimento da «Lagarta do Pinheiro ou Processionária» nos pinheiros existentes no concelho, a Câmara Municipal de Portimão efetuou, em novembro do ano transato, uma campanha de prevenção à formação de ninhos com uma nova técnica de combate a esta espécie. Tendo em conta que a Lagarta do Pinheiro pode afetar a saúde pública, a autarquia realizou uma campanha de combate a essa praga, que consistiu numa injeção de um inseticida em todos os pinheiros localizados nas Escolas de Portimão (Quatro Estradas, Vendas, Coca Maravilhas, Chão das Donas, Major David Neto, Jardim de Infância Portimão N.º 4 do Fojo e Centro Escolar do Pontal), pretendendo, assim, contribuir para o controlo da Processionária-do-Pinheiro.
A técnica implementada revelou-se altamente eficaz e pode-se dizer que a «Lagarta do Pinheiro ou Processionária» foi erradicada das escolas e das árvores onde foi aplicada. Este procedimento foi realizado por técnicos da autarquia que se encontravam certificados pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
A Lagarta do Pinheiro é um inseto desfolhador que ataca pinheiros e cedros. Embora não cause diretamente a morte das árvores, os seus sucessivos ataques e desfolhas muito severas levam ao enfraquecimento das mesmas e à sua predisposição a outros agentes secundários.