Estreia, no dia 22 de Janeiro, a edição de 2017 dos «Concertos Promenade Orquestra Clássica do Sul | Caixa Geral de Depósitos», um ciclo de eventos informais destinados às famílias, especialmente vocacionados para os mais novos. Este ano sob o tema «Os Grandes Clássicos», apresenta quatro obras da literatura infantil, musicadas por célebres compositores. O ciclo, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, é produzido pelo Teatro Municipal de Faro e pela Câmara Municipal de Lagoa.  
A série de concertos arranca no dia 22 de janeiro, às 12h, no Teatro das Figuras em Faro e às 16h30 no Auditório Municipal de Lagoa, com «A Menina do Mar», de Sophia de Mello Breyner Andresen e música de Fernando Lopes-Graça. A praia é o cenário para esta história de amizade entre um rapaz e a Menina do Mar, unidos pela descoberta e pela partilha das diferenças do mundo em que cada um vive. O programa contempla ainda obras de Haendel e Sterndale-Bennett, sob a direção do maestro titular da Orquestra Clássica do Sul, Rui Pinheiro.  
A 12 de fevereiro, «A História do Pequeno Alfaiate», clássico dos Irmãos Grimm musicado por Harsányi, apresenta a história do valente Alfaiate que se torna um herói «improvável» ao enfrentar o terrível gigante que amedrontou a sua região. Esta e outras obras de Bucalossi, Curzon e Avery são apresentadas pela Orquestra Clássica do Sul sob a direção do seu maestro associado, John Avery.  
Também da autoria dos Irmãos Grimm e igualmente dirigido por John Avery, a 12 de março, a fábula infantil «Os Músicos de Bremen» retrata a história de um burro, um cão, um gato e um galo que, maltratados pelos seus donos, decidem fugir para a cidade de Bremen, onde conhecerão a liberdade. A música de Rogers junta-se a esta história e obras de Ross, Coates e Williams completam o reportório destas sessões.  
«Pedro e o Lobo», composto por Sergei Prokofiev a pensar nos mais novos com o propósito de ilustrar as diferentes sonoridades dos instrumentos de orquestra, conta a história de amizade e coragem de um rapaz que consegue capturar um terrível lobo. É com este conto e com um reportório adicional composto por obras de Respighi, Haydn e Rossini que desce o pano desta série, a 14 de maio, sob a direção de Rui Pinheiro. A narração e apresentação do ciclo está a cargo da atriz e encenadora Linda Valadas.