Na senda do que tem sido a política municipal em Loulé desde o primeiro ano do presente mandato, a Autarquia continua a ter na área da Educação uma das suas prioridades para o ano que agora arranca. Uma fatia de cerca de 9 por cento do Orçamento será destinada a investimentos e projetos no setor educativo, com algumas novidades que pretendem dar um maior apoio aos alunos e às suas famílias, a docentes, órgãos diretivos e funcionários das escolas.
À semelhança da iniciativa realizada desde o ano letivo de 2015/2016, a Câmara Municipal de Loulé prossegue, em 2017/2018, pelo terceiro ano, com o seu programa de «Livros Para Todos» com a oferta de manuais escolares e fichas de trabalho a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Concelho de Loulé. A grande novidade será o alargamento desta distribuição gratuita dos manuais aos alunos que frequentam o 2.º Ciclo de ensino (5.º e 6.º anos), num investimento que ronda os 400 mil euros.
Em virtude da vasta área geográfica do Concelho de Loulé, e uma vez que, nos últimos anos, nas zonas mais desertificadas, tem-se verificado o encerramento de algumas escolas, a Autarquia continuará a apoiar as deslocações diárias dos alunos que residem em locais mais afastados das escolas que frequentam. A edilidade irá despender um valor que ascende a 1,3 milhões de euros com os transportes escolares. Também no que diz respeito ao fornecimento das refeições escolares, a Autarquia de Loulé destinará uma verba global de 1,2 milhões de euros para apoiar a alimentação das crianças nas escolas. Refira-se que, atualmente, todas as refeições são confecionadas nas cozinhas das escolas, sendo a elaboração das ementas acompanhadas por nutricionistas, garantindo assim a qualidade alimentar das crianças, com base na dieta mediterrânica.
O projeto «Férias para Todos» prosseguirá no período de interregno escolar das férias da Páscoa e de verão, proporcionando às crianças das escolas do ensino básico, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, diversas atividades lúdicas. Este ano a grande novidade será o alargamento aos alunos que frequentam o 3.º Ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) e secundário – «Férias XL». Esta tem sido uma iniciativa que pretende proporcionar um descanso ativo às crianças, apoiando também as famílias que se encontram a trabalhar neste período de interrupção letiva. Em 2017, o programa «Férias para Todos» canalizará uma verba de cerca de 120 mil euros.
A Autarquia continuará a subsidiar a componente de animação e apoio à família no período após o horário letivo, possibilitando que os alunos permaneçam nas escolas após o término das aulas, sob o acompanhamento de animadores. Há ainda a referir os projetos pedagógicos levados a cabo pela Autarquia, através da Divisão de Educação e Juventude, com grande importância para o desenvolvimento individual e cívico dos alunos, entre os quais se destacam «Poesia na Escola», «Música com Concertos Interativos», «Teatro Somos P(A)rte», «Educação para a Saúde e Ambiente», «Eco-Escolas» ou ainda «Não desperdices o teu Futuro».
Para assegurar a segurança, limpeza e outras vertentes da gestão dos espaços escolares, a Câmara Municipal de Loulé celebrou protocolos de transferências e meios com os Agrupamentos de Escolas, num montante previsto de 1,3 milhões de euros. Ao nível dos equipamentos, o destaque vai para a obra de requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis de Quarteira, um investimento orçado em 4,5 milhões de euros e que vem reforçar o Parque Escolar do Concelho, com uma intervenção profunda há muito aguardada. De resto, a Autarquia vai levar a cabo alguns melhoramentos em vários estabelecimentos de ensino, dotando para o efeito 420 mil euros. Será ainda concretizado o programa de apoio à modernização e inovação tecnológica nas escolas do Concelho, para o qual está previsto um investimento de 300 mil euros.